7 de janeiro, quinta-feira | Agenda do dia

    0
    33

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Atentado à democracia norte-americana: apoiadores de Donald Trump invadem Congresso e interrompem oficialização da vitória do democrata Joe Biden. Sessão é retomada após ataque. Podcast O Assunto fala sobre os últimos dias de Trump na Casa Branca. No Brasil, o ministro da Saúde diz que vacinação contra Covid começará neste mês. País registra 1.266 mortes pela doença em 24 horas e se aproxima da triste marca de 200 mil vidas perdidas. União Europeia aprova 2ª vacina, fabricada pela Moderna. Unicamp 2021: comissão muda horário neste 2º dia de prova para tentar evitar aglomerações.

    Tensão nos Estados Unidos

    Forças de segurança fazem varredura e retiram apoiadores de Trump após invasão ao Capitólio — Foto: Jacquelyn Martin/AP Photo

    A sessão do Congresso americano em que deve ser certificada a vitória do democrata Joe Biden no Colégio Eleitoral foi retomada na noite desta quarta-feira (6). Ela foi interrompida depois que um grupo de apoiadores de Donald Trump invadiu o Capitólio, em Washington. Momentos antes da invasão, Donald Trump discursou aos apoiadores afirmando que não aceitaria o resultado eleitoral. Parlamentares e jornalistas que estavam no Capitólio relataram tiros dentro do prédio. Quatro pessoas morreram, entre elas uma militar apoiadora de Trump.

    Militares da Guarda Nacional foram acionados para reforçar a segurança. De acordo com o Pentágono, serão cerca de 1,1 mil soldados enviados a Washington. A prefeita da capital americana, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade. Mais de 50 pessoas foram presas.

    Manifestantes a favor de Trump cercam congresso americano — Foto: Reprodução/GloboNews

    Pessoas se deitam no chão e nas escadarias da galeria do Senado dos EUA no momento em que manifestantes tentam entrar no Capitólio, em Washington — Foto: Andrew Harnik/AP

    No episódio desta quinta, Renata Lo Prete e convidados analisam os últimos dias de Donald Trump na Casa Branca. A apresentadora conversa com Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, e o jornalista Daniel Wiedemann, coordenador do escritório da Globo em Nova York, que já acompanhou 5 eleições presidenciais nos Estados Unidos. Ouça abaixo:

    Vacina contra Covid-19 — Foto: REUTERS/Charles Platiau

    O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil começará em janeiro e que o país exportará vacina para países da América Latina. Durante o pronunciamento em rede nacional de televisão, o ministro disse que o governo dispõe de quantidade de seringas e agulhas suficiente para iniciar a vacinação. Pazuello disse também que todos os estados receberão vacina simultaneamente e de forma proporcional à população.

    Representantes do Instituto Butantan e do governo de São Paulo apresentam nesta quinta-feira (7) os dados sobre a eficácia dos testes clínicos feitos no Brasil da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

    Os resultados deveriam ter sido divulgados no dia 23 de dezembro, mas foram adiados pela segunda vez pelo governo paulista. Antes, a previsão era de que eles fossem conhecidos no dia 15 daquele mês.

    Quase 200 mil vidas perdidas

    O Brasil registrou 1.266 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 199.043 óbitos desde o começo da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos da imprensa. País contabilizou 7.874.539 casos da doença. Número de mortes diárias é o maior desde 18 de agosto.

    Brasil registra 1.266 mortes por Covid nas últimas 24 horas

    Vacina da Moderna — Foto: REUTERS/Eduardo Munoz

    A Comissão Europeia concedeu a aprovação final do uso emergencial da vacina da Moderna contra a Covid-19. Agora, os 27 países da União Europeia poderão começar a imunizar suas populações com a vacina; a expectativa é de que o processo comece na próxima semana.

    A vacina é a segunda aprovada no bloco – que adquiriu 80 milhões de doses e tem a opção de comprar mais 80 milhões. O primeiro imunizante aprovado foi o da Pfizer/BioNTech.

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou ao G1 que a eleição para a escolha do novo presidente da Casa será em 2 de fevereiro. Ainda não está decidido se a votação será presencial ou remota.

    WhatsApp está avisando sobre nova política de privacidade — Foto: AFP

    O WhatsApp começou a enviar uma notificação sobre mudanças em sua política de privacidade. A novidade, que passará a valer em 8 de fevereiro e será obrigatória, garante o compartilhamento de dados com o Facebook, dono do app de mensagens, e está relacionada com funções como o carrinho de compras em conversas com lojas.

    Aumentou o número de famílias em extrema pobreza no Brasil — Foto: Sergio Amaral/Ministério da Cidadania

    O Brasil tinha mais de 14 milhões de famílias em situação de extrema pobreza inscritas no Cadastro Único em outubro de 2020, segundo último balanço divulgado pelo Ministério da Cidadania. Número é o maior desde dezembro de 2014. Esse total de famílias equivale a 39,99 milhões de pessoas com renda per capita de até R$ 89 que vivem na miséria no Brasil.

    Candidatos na primeira prova da 1ª fase do vestibular 2021 da Unicamp — Foto: Felipe Mateus / Unicamp

    A Unicamp iniciou a 1ª fase do vestibular 2021 para candidatos de cursos das áreas de exatas, tecnologia, artes e humanas. A prova abordou, segundo relatos de estudantes ouvidos pelo G1, conteúdos do ensino médio a partir de enunciados sobre temas como pandemia do novo coronavírus, racismo nos Estados Unidos, queimadas e até um meme para brincar sobre terraplanismo.

    Nesta quinta-feira, a universidade espera 43.631 candidatos que buscam vagas em cursos de graduação nas áreas de ciências biológicas e saúde, com a promessa da comissão organizadora (Comvest) em corrigir falhas como aglomerações nas entradas das escolas, e o caso de uma funcionária flagrada pelo G1 com apenas face shield, sem máscara facial de proteção — item obrigatório contra a Covid-19. Com isso, a instituição decidiu que os portões serão abertos 15 minutos mais cedo, ou seja, a partir das 11h45.

    Boca Juniors e Santos ficaram no 0 a 0 na primeira partida da semifinal da Copa Libertadores, em Buenos Aires. A equipe brasileira reclamou de um pênalti não marcado no atacante Marinho. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, em Santos.

    Já pelo Campeonato Brasileiro, o líder São Paulo foi derrotado pelo Bragantino. No Rio, o Fluminense venceu de virada o clássico contra o Flamengo e impediu que o rival diminuísse a distância para o São Paulo. Dois jogos ocorrem nesta noite. Veja os horários:

    • 19h: Ceará x Internacional
    • 21h: Atlético-GO x Vasco



    Fonte