A beleza do crochê

0
23

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Com apenas uma agulha que possui uma espécie de gancho nas pontas e um novelo de barbante é possível criar um chapéu, uma bolsa, uma touca, uma toalhinha de mesa, um tapete, uma blusa infantil ou um biquíni, isso mesmo, estamos falando sobre crochê.

O crochê é um artesanato que surgiu no século 16, entretanto, ele teve o seu auge na França, em 1800, após uma francesa que descobriu a técnica, e que decidiu ensiná-la através de um livro. Não demorou muito para que os pontos quadriculados caíssem no gosto popular.

No Brasil, o crochê ganhou muito espaço, principalmente nas regiões norte, nordeste e em Minas Gerais. Anualmente, artesões brasileiros exportam seus produtos, alguns deles fazem parte de desfiles de moda e são peças chaves de looks das mais diversas celebridades.

Além de ser a fonte de renda de muitos, o crochê entrega efeitos terapêuticos ao cérebro humano. Assim como o tricô e o bordado, fazer crochê ajuda a diminuir o stress, ansiedade e a depressão. Então vamos pegar os materiais e começar a “crochezar”!

+ Sete opções de flores para decorar o jardim

Material

Agulha

A agulha utilizada na confecção de peças em crochê possui uma ponta arredondada. Ela é de fácil manuseio, não deve ser exposta a crianças.

Agulha de crochê. Foto: Pixabay

Linha

Na hora de escolher a linha de crochê é importante pensar sobre a peça que se deseja criar. No caso de um casaco, a linha ideal é a lã, pois ela esquenta mais e é comumente usada na confecção de peças para compor o enxoval de bebês. Já para quem quer fazer um caminho de mesa, pano de mesa, ou peças mais leves, o ideal é usar a linha mesmo. Devemos nos atentar ao número que define a espessura da linha. Agora, se você tem o objetivo de criar peças mais estáveis como chapéu, bolsa ou tapete de crochê, o material indicado é o barbante.

A beleza do crochê
Linha de crochê. Foto: Pixabay

Opções de peças para fazer em crochê

Blusa

O trabalho manual das crocheteiras é muito valorizado pelos estilistas. As blusas, quando confeccionadas em pontos mais largos, entregam um “mood” praieiro. Existem também as blusas para bebês, que geralmente são casaquinhos e saídas de praia.

A beleza do crochê
Blusa de Crochê

Colcha de cama

As colchas de crochê geralmente são usadas em lugares com temperaturas mais altas. São peças grandes e demandam mais tempo para serem confeccionadas.

A beleza do crochê
Colcha de crochê. Foto: Canva

Tapete

Os tapetes de crochê são peças de venda mais fáceis. Eles podem ser feitos de lã, porém, é comum de serem confeccionados em barbante. Geralmente, os pontos mais apertadinhos que deixam o tapete mais fechados são usados. Tapetes de crochê são artigos de decoração.

A beleza do crochê
Tapete. Foto: Canva

Biquíni

Eles já são famosos. Os biquínis de crochê são os mais almejados, principalmente entre modelos.

A beleza do crochê
Biquíni. Foto: Canva

Enxoval de bebê

Para compor o enxoval do bebê que está para chegar, há um leque de opções, sapatinho, manta, touca, luvas, casaquinho, lembrancinha, calça, etc.

A beleza do crochê

Porta-treco

Seja na cozinha, para o quarto ou até mesmo para vestir vasos de flores que enfeitam a sala, o crochê entrega um charme especial e leveza á decoração. Ele também é usado em tampas de potes.

A beleza do crochê
Pote de crochê. Foto: Canva

Bolsa

Bolsas confeccionadas em crochê podem ser feitas de linha ou de barbante, a vantagem da linha é que possui opções de cores, enquanto que o barbante é cru.

A beleza do crochê
Bolsa de crochê. Foto: Canva

Chapéu, touca e acessórios

A lista de produtos que podem ser feitos no crochê não tem fim (risos). Além de todos acima citados, é possível fazer também chapéu de Sol e toucas, sem contar na diversidade de acessórios que vão desde tic-tac para cabelo até cinto.

A beleza do crochê
Touca de crochê. Foto: Canva



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda