Aulas presenciais nas escolas municipais de Praia Grande serão retomadas nesta segunda-feira | Educação

    0
    22

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    As escolas da rede municipal de Praia Grande, no litoral de São Paulo, vão retomar o ensino presencial nesta segunda-feira (1º). De acordo com a prefeitura, esta é a primeira fase do Plano de Retomada das Aulas presenciais, elaborado pela Secretaria de Educação (Seduc) do município. Mais de 16 mil alunos têm a possibilidade retomar a rotina de estudos nas 77 escolas da cidade.

    Segundo a Prefeitura de Praia Grande, neste primeiro momento, podem retornar às escolas os alunos matriculados no Infantil II, 1º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada turma vai participar de atividades presenciais uma vez por semana, de segunda a quinta. Às sextas-feiras, os professores vão atender os alunos que retomaram neste momento.

    De acordo com a administração municipal, as aulas das turmas de Infantil II terão três horas de duração presencial e uma hora no modelo remoto. Já os alunos do 1º, 5º, 9º do Ensino Fundamental e estudantes da EJA, contarão com três horas de aula na unidade e duas horas online.

    Nesta fase, o retorno é facultativo, portanto, aqueles que não retornarem, e os que não fazem parte dos níveis de ensino citados continuarão com aulas à distância. Os pais ou responsáveis que optarem pela permanência do ensino remoto, deverão assinar um termo de responsabilidade, sendo necessário que os alunos participem efetivamente das aulas.

    De acordo com a administração municipal, as escolas seguirão todos os protocolos de higiene, como distanciamento, disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara e disponibilização tapete higiênico. Os alunos deverão utilizar copos e toalhas individuais e os professores terão máscaras no modelo face shield à disposição. Além disso, os intervalos não terão mais o sistema self-service e a comida será servida aos alunos.

    Aulas presenciais serão retomadas nas escolas municipais de Praia Grande nesta segunda-feira — Foto: Prefeitura de Praia Grande

    O Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais conta com três fases, sendo que a primeira terá duração de 30 dias. Após o início das aulas, caso as condições sejam favoráveis, a Secretaria de Educação de Praia Grande vai avançar o plano entrando na segunda fase, etapa prevista para iniciar em abril.

    Na segunda fase, a capacidade de alunos nas salas de aula passa de 25% para 50% do total permitido. As aulas presenciais vão passar a ser frequentadas duas vezes por semana, e os alunos matriculados no Infantil I, 2º, 3º e 6º ano do Ensino Fundamental também começam a assistir aulas nas unidades de ensino.

    Já na terceira etapa, prevista para começar em maio, 100% dos alunos retornam para as escolas. Para que isso aconteça, a cidade precisa estar na fase verde do Plano São Paulo. Neste período, também está previsto o retorno das turmas de creche, educação especial, complementação educacional e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

    VÍDEOS: G1 em 1 minuto em Santos



    Fonte