Cap. 01 – Fotos antigas: Praia Grande

0
172

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Serão nove capítulos, um de cada cidade, onde contaremos um pouco da história e curiosidades da nossa região. Neste, contamos um breve resumo histórico da cidade e, em seguida, fotos antigas da Praia Grande ao longo das décadas.


Acompanhe nossas redes sociais para saber quando os novos episódios estarão no ar! @revistanove


Para darmos início a esse mergulho histórico, um breve resumo sobre a cidade em destaque:

A PG foi fundada em 19 de janeiro de 1967 e é uma das praias mais famosas e frequentadas do nosso país. O número de habitantes passa de 325 mil e sua área total é de 149,253 km².

Sua costa possui 22,5 quilômetros de extensão e é dividida em 12 praias: Forte, Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Vila Mirim, Vila Caiçara, Jardim Real, Balneário Florida e Solemar, sendo o centro da cidade no Boqueirão.

Com a chegada dos portugueses no Brasil, no século 16, a região foi uma das primeiras colonizadas por eles no país, que antes eram habitadas pelos índios Tupiniquins. Quando José de Anchieta viajou para Itanhaém, a cidade era o caminho para o padre, e na época era conhecida como “Praia da Conceição”.

Veja também: a história do cinema em Santos

Ao longo dos séculos, a cidade se transformou em núcleo agrícola, foi muito procurada por investidores para comprarem loteamentos de terra, por conta dos diversos sítios que haviam por lá. No início do século 20, grandes construções já começam a ser instaladas, como a Fortaleza de Itaipu, a Estrada de Ferro Santos-Juquiá, a Ponte Pênsil, entre outras. Na década de 1950 houve o começo do processo de emancipação política da cidade e a partir daí a região começa a acelerar seu ritmo de crescimento, aos poucos.

Confira algumas fotos antigas de Praia Grande, no decorrer do século passado:



Fonte