Cerca de 4.200 bares e restaurante reabrem em Salvador; fiscalização não achou irregularidades | Bahia

    0
    19

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Cerca de 4.200 bares reabriram nesta segunda-feira (10), em Salvador, no primeiro dia de ativação da fase dois da reabertura das atividades econômicas. As fiscalizações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) feitas nas academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, bibliotecas, museus, galerias de arte, lanchonete, restaurantes e bares, não registraram irregularidades.

    Os estabelecimentos, que estavam fechados por quatro meses, foram liberados após a ativação da fase dois do plano de reabertura do comércio. Dentre os espaços visitados na operação estão a academia Alpha Fitness, no Costa Azul, a churrascaria Sal e Brasa, em Pituaçu, além de praças de alimentação em shopping centers da cidade.

    Segundo a prefeitura, a força-tarefa atuará até as 23h e conta com 120 profissionais, incluindo policiais militares.

    “Estamos fiscalizando com rigor as normas que foram pactuadas entre Prefeitura e os diversos setores do comércio que reabrem hoje. Quem descumprir as regras estará sujeito às sanções previstas em decreto. No entanto, todos os locais que passamos até agora estão cumprindo os protocolos de segurança, o que nos deixou bem animados”, afirma o diretor de Fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior.

    Fiscalização da fase dois da retomada começa sem interdições — Foto: Divulgação / Secom

    Em um bar, que fica no bairro do Rio Vermelho, o protocolo foi cumprido a risca: mesas com no máximo seis lugares são higienizadas a todo momento e estão só na área externa, com distanciamento de dois metros entre elas; o cardápio plastificado é higienizado a cada cliente, a opção online do menu também está disponível.

    “Esse trabalho de convencimento vai ter que ser feito, nós vamos ter que mostrar que estamos preparados, mas é claro que o ‘boca-boca’, um conversando com o outro a respeito, vai ajudar nessa retomada. A gente espera uma retomada tranquila, sem aglomerações. A gente sabe que se tiver aglomerações ou algo do gênero, o estabelecimento será multado e todos eles serão informados desses protocolos, então a gente espera a compreensão de todos”, disse o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Sílvio Pessoa.

    O estabelecimento também disponibiliza álcool em gel, e os utensílios são higienizados um a um. Todos os clientes têm temperatura aferida antes de sentar nas cadeiras e só entram se estiverem abaixo dos 37,5°.

    Praças de alimentação em shoppings iniciam fase dois — Foto: Larissa Barreto/Divulgação

    As praças de alimentação dos shoppings também foram autorizadas a receber as pessoas, mas com apenas metade da capacidade máxima de ocupação. Nos restaurantes self-service, o atendente do balcão que faz o prato de acordo com o que o cliente escolher do buffet.

    “É fundamental que cada um cumpra a sua parte, que cada um possa ajudar. Nós ativamos a fase um e mesmo com o retorno dos shoppings, do comércio de rua acima de duzentos metros quadrados, não houve nenhum descontrole, ao contrário, nós conseguimos manter essa tendência de queda na taxa de ocupação”, contou o prefeito de Salvador, ACM Neto.

    Com a consolidação da fase um, o início da fase dois e a ocupação dos leitos hospitalares diminuindo, a expectativa pela fase três ganha mais força. A etapa vai permitir a abertura de parques de diversões e temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculos, clubes sociais e recreativos, e os centros de eventos e de convenções.

    “Em relação à fase três, a regra é clara: a fase três poderá ser ativada se nós alcançarmos um percentual igual ou inferior a 60% por pelo menos cinco dias, mas ela não será ativada antes de uma distância de 15 dias. Aí você vai dizer: ‘Chegou a cinco dias com menos de 60% essa semana, ativa logo depois?’ Não! não há hipótese de ativação da fase três com menos de 15 dias”, disse o prefeito ACM Neto.

    Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda