Coluna Flavianny Marques | Brazilian Times

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FONTES SEGURAS DE GORDURAS ÔMEGA-3 PARA GRÁVIDAS
Os ácidos graxos ômega-3 são gorduras…

FONTES SEGURAS DE GORDURAS ÔMEGA-3 PARA GRÁVIDAS

Os ácidos graxos ômega-3 são gorduras essenciais. Se você está grávida, eles podem assumir um nível maior de “essencialidade”. O ácido alfa-linolênico (ALA), e o ácido linoleico, só podem ser obtidos com a dieta, podendo também ajudar a produzir dois outros tipos de ácidos graxos, ácido eicosapentaenoico (EPA), e ácido docosahexaenóico (DHA). Muitos estudos sugerem que essas gorduras, particularmente EPA e DHA, trazem vários benefícios para as futuras mamães e os bebês que elas carregam.

O peixe é a fonte alimentar mais rica em DHA e EPA, mas a maioria dos americanos comem pouco frutos do mar. As Diretrizes Dietéticas de (2015-2020) para Americanos, recomendam que mulheres grávidas ou amamentando consumam de (226,80g a 340,20g) por semana, de frutos do mar ricos em DHA com baixo teor de mercúrio. Este valor está associado a melhores resultados de saúde infantil. Muito mercúrio no corpo durante a gravidez pode prejudicar o cérebro e o sistema nervoso do bebê em desenvolvimento.

Benefícios X Risco

Os frutos do mar são uma excelente fonte de proteína, fornecem várias vitaminas e minerais e têm baixo teor de gordura saturada, todos bons atributos para uma alimentação saudável. O ômega-3 aumenta os aspectos de saúde das mulheres grávidas, melhorando potencialmente o desenvolvimento do cérebro e da visão do bebê.

O que uma mulher grávida deve fazer?

Em 2019, a Food and Drug Administration e Agência de Proteção Ambiental dos EUA divulgou um gráfico atualizado, “Conselhos sobre como comer peixe”, para ajudar as mulheres e os pais a entenderem melhores escolhas de frutos do mar. A iniciativa recomenda que todas as mulheres em idade fértil, principalmente as grávidas ou amamentando, consumam de 2 a 3 porções de peixes por semana da lista de melhores escolhas, que inclui, bacalhau, salmão e sardinha ou 1 porção das boas escolhas. As opções a serem evitadas são mais altas nos níveis de mercúrio e incluem tubarão e peixe-espada.

E os vegetarianos? Devido aos efeitos benéficos do DHA na melhora do desenvolvimento do cérebro e da visão do bebê, as grávidas vegetarianas devem escolher alimentos fortificados com DHA ou ovos de galinhas alimentadas com microalgas ricas em DHA ou usar um suplemento de DHA derivado de microalgas. Para obter mais informações sobre o uso de suplementos apropriados, consulte seu médico.

Flavianny Marques

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Fonte: Redação – Brazilian Times.



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