Como aumentar a massa muscular de maneira saudável

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Manter um bom nível de massa muscular no corpo é positivo para a manutenção do metabolismo e da massa magra, além de garantir a força muscular por mais tempo. Para isso, a hipertrofia é a grande causadora do aumento de massa muscular. Quando o exercício é realizado, os músculos sofrem microlesões nas fibras por causa da sobrecarga, após o exercício, o organismo inicia o processo de recuperação das fibras, e é nesse momento que a hipertrofia acontece.

Treino, descanso e dieta são os três pontos principais quando o assunto é aumento da massa muscular, tendo influência na recuperação das fibras musculares. Na hora do exercício, é recomendado deixar o treino aeróbico de lado e focar em exercícios de musculação. O peso do aparelho não é o mais importante, mas sim a amplitude e velocidade dos movimento. É importante alternar o foco do exercício para diferentes partes do corpo em cada dia, assim, todas as áreas terão um tempo de descanso e poderão passar pelo processo de recuperação.

Mudança de hábitos

Para quem quer começar a ganhar massa muscular, fatores como sono e alimentação são especialmente importantes, já que criar uma rotina saudável prepara o corpo para exercícios físicos mais pesados. Dormir uma quantidade de horas necessárias permite que o corpo libere os hormônios que fazem parte da recuperação das células do tecido, além de impedir que ações metabólicas estimulem a perda de massa muscular já presente no corpo da pessoa.

A alimentação é outra questão muito importante para quem quer desenvolver a hipertrofia muscular. O primeiro passo é visitar um nutricionista para entender qual o melhor tipo de dieta, possíveis restrições, etc. Uma dieta apropriada, combinada com a rotina de exercícios, pode ajudar a maximizar os resultados, gerando um aumento de massa muscular mais eficaz.

A proteína é o principal nutriente quando o assunto é hipertrofia. Carne, leite, ovos, soja e outros são boas fontes proteicas. Caso necessário, é possível conversar com um médico para indicação de um suplemento alimentar para complementar uma possível falta de proteína na dieta. Esse nutriente é importante para o processo de reparação do músculo, permitindo seu crescimento. Além disso, sua presença no organismo auxilia a aceleração do metabolismo, que aumenta o gasto de energia e ajuda a diminuir o potencial de gordura no sangue. Outras opções para acrescentar na dieta são quinoa, tofu e frango, além de muita água. Manter-se hidratado faz com que a síntese proteica aconteça de forma mais eficiente.



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