Como melhorar sua performance na corrida ao ar livre

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A pandemia de coronavírus fez com que academias e parques públicos fechassem por conta do isolamento social. Como, então, se aprimorar na corrida ao ar livre? No momento, algumas capitais estão voltando a permitir as atividades, como o Rio de Janeiro, por exemplo. 

Aqui, vamos lhe dar algumas dicas para que você melhore a sua performance, tenha mais disposição e possa correr rápido como um cometa para estar com os treinos em dia quando a pandemia passar. Confira as nossas sugestões abaixo:
Intercale corrida e caminhada.

Quem teve de parar de correr por um tempo por conta da quarentena e está voltando precisa começar devagar. Uma boa maneira de fazer isto é intercalar corrida e caminhada. 

Assim, você pode correr durante dez minutos e, depois, caminhar por cinco. Respeite os seus limites e comece pouco a pouco. Desse modo, você pode pegar o ritmo de novo. 

Estabeleça metas – Outro passo importante para melhorar a sua performance é definir metas. A dica é que você faça um planejamento para melhorar seu desempenho em alguns meses. A partir dela, você pode começar com objetivos pequenos e aumentar o ritmo no decorrer das semanas. 

As metas em relação à corrida devem ser bem pensadas. O que é mais importante para você: correr distâncias maiores ou conseguir correr mais em menos tempo? Relacione os propósitos semana após semana para que os resultados comecem a aparecer. 

Cuide de sua alimentação e durma bem – Outra dica para melhorar a performance é cuidar da alimentação. Comer bem é essencial para manter uma rotina saudável, não basta apenas correr. 

Busque fazer uma reeducação alimentar se necessário, comendo alimentos mais nutritivos, que possam lhe ajudar a ganhar condicionamento físico e resistência. 

Mesmo que não seja profissional, é essencial que um corredor tenha uma boa alimentação. Somente assim, você conseguirá bater as metas estipuladas e, claro, poderá manter a sua saúde em dia, o que é o mais importante.

Dormir bem também é fundamental para ter mais disposição para a corrida. Uma boa noite de sono pode fazer a diferença no seu desempenho.

Procure ajuda profissional – Se quiser levar a corrida mais a sério, o primeiro passo é procurar ajuda profissional. Busque por um professor de atletismo ou um personal trainer que lhe dê o auxílio necessário para montar um bom planejamento de treinos. 

Também é importante contar com a ajuda de um nutricionista. Este profissional pode lhe ajudar a melhorar a alimentação, indicando alimentos que lhe tragam mais força e condicionamento físico. A ajuda profissional é fundamental para a motivação em busca da melhora de desempenho.

Busque se inscrever em competições para motivar os treinos – Esta é outra excelente forma de manter a motivação em suas corridas. Existem muitas competições para corredores amadores que, inclusive, dão prêmios para os primeiros colocados.

Assim, você pode se estimular para melhorar a sua performance, visando as competições. Tornar-se um corredor amador é uma forma de aumentar sua motivação para os treinos, formulando objetivos claros que demandam uma preparação.

Faça outros tipos de atividades complementares à corrida – Além da prática da corrida ao ar livre, você pode realizar outros tipos de exercícios, inclusive, variações de corrida. Em tempos de quarentena, por exemplo, você pode praticar corridas indoor, tendo uma esteira ou uma bicicleta ergométrica em casa. 

Se você não possui equipamentos para correr em casa, busque outros tipos de atividade, como andar de bicicleta na rua ou fazer circuitos aeróbicos e funcionais no quintal. Assim, você pode variar as atividades e melhorar o seu preparo físico mais rapidamente.



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