Como montar um prato saudável – O Popular Digital

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Essa é a dúvida de muita gente! Como montar um prato saudável? É muito importante saber escolher os nutrientes que colocamos no nosso prato, pois são esses nutrientes que vão colaborar para a manutenção da nossa saúde e também para a perda ou manutenção do nosso peso.

O mais importante de tudo é ter um prato variado e colorido. Quanto mais cor, mais sabor e mais nutrientes. Depois precisamos pensar na divisão entre esses nutrientes, para que tenhamos energia necessária para o nosso dia. Você ainda tem dúvida de como montar seu prato? Agora não vai ter mais, veja abaixo:

1) 50% do seu prato, ou seja, metade dele deve ser composto por verduras e legumes, alguns exemplos são: alface, rúcula, agrião, couve-flor, brócolis, cenoura, beterraba, etc. Estes alimentos contêm alto teor de fibras, que ajudam na saciedade e possuem vitaminas e minerais que garantem a saúde e integridade do organismo. Evite usar temperos prontos, que são ricos em gordura e sódio. Alimentos industrializados contêm muitos componentes artificiais, priorize sempre os alimentos menos processados possíveis.

2) 25% do seu prato deve ser composto por carboidratos. Eles são responsáveis por garantir energia ao seu corpo. Neste grupo entram os seguintes alimentos: arroz, pães, massas em geral, milho, batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, etc. Prefira sempre os alimentos integrais, eles darão energia e muito mais saciedade.

3) 25% do seu prato deve ser composto por proteínas, mas lembre-se em dividir 12,5% em proteínas vegetais que são todos os tipos de feijões, soja, lentilha, grão-de-bico, etc. E 12,5% em proteínas animais, que são os ovos e as carnes (bovina, suína e aves). Prefira sempre os assados ou grelhados. As proteínas são responsáveis pela formação e manutenção dos nossos músculos, ossos, cabelos e unhas, portanto é muito importante a ingestão desses macronutrientes. Se você é vegano ou vegetariano, faça combinações de proteínas vegetais.

A dupla arroz e feijão é imbatível, o que falta de nutriente em um, o outro completa. Portanto não tenha medo de comer arroz e feijão, desde que respeitadas as quantidades. Eles são essenciais para seu corpo. E lembre-se, você pode trocar os alimentos por outros do mesmo grupo alimentar e manter uma alimentação saudável e muito variada. Faça boas escolhas e seu corpo agradecerá!



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