Confira três receitas de lanches saudáveis para o pós-treino

0
18

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A alimentação depois do treino deve ser adequada aos objetivos da pessoa, que podem ser tanto emagrecer, ganhar massa muscular ou apenas manter o corpo e o estilo de vida saudável.

O ideal é que o cardápio seja recomendado por um nutricionista, pois assim é possível adaptá-lo à idade, ao gênero e ao peso de quem está treinando.

Algumas orientações, entretanto, podem ser tomadas como regra. Os alimentos pós-treino devem ser ricos em carboidratos ou em proteínas, uma vez que precisam ajudar os músculos a se recuperarem do exercício físico. Uma boa hidratação também é indicada para repor a água perdida devido à transpiração.

Outra dica importante é que a alimentação pós-treino seja feita entre 30 minutos e 1 hora após o exercício físico. Se o treino for feito antes das refeições principais, a alimentação pode incluir alimentos como carne, arroz ou massa. No entanto, se o treino for feito em outro momento do dia, os lanches saudáveis são a melhor opção.

A nutricionista Tatiana Zanin, do portal Tua Saúde, indica três lanches para o pós-treino. Confira!

1. Iogurte com uva e aveia
O iogurte é uma boa fonte de proteínas, importante para manter a saúde dos músculos e das articulações e ajudar na recuperação do corpo após o treino. As uvas e a aveia são alimentos ricos em carboidratos, que fornecem energia ao corpo.

Ingredientes:
• 1 iogurte natural;
• 6 uvas;
• 3 colheres de sopa de flocos de aveia.

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture. Este lanche saudável pode ser feito no meio da manhã ou no meio da tarde.

2. Panquecas de banana e aveia
A banana e a aveia são alimentos ricos em carboidratos, ajudam a repor a energia gasta durante o treino e promovem a sensação de saciedade. A clara do ovo é uma excelente fonte de proteínas e, por isso, ajuda no aumento da massa muscular, na diminuição do peso e na recuperação após o exercício físico.

Ingredientes:
• 3 colheres de sopa de farinha de aveia;
• 1 banana madura;
• 2 claras de ovo.

Modo de preparo: em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e misture até obter uma mistura homogênea.
Em seguida, em uma frigideira quente, coloque pequenas porções da mistura, deixando fritar por cerca de 3 a 5 minutos.

3. Vitamina de leite, banana e maçã
O leite é rico em proteínas, que ajudam a manter o músculo saudável após o treino e a fortalecer os ossos. Além disso, a banana e a maçã são excelentes fontes de carboidratos, promovendo a reposição da energia gasta e ajudando na diminuição do apetite.

Ingredientes:
• 2 copos de leite;
• 1 banana;
• 1 maçã.

Modo de preparo: em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e misture até obter uma mistura homogênea. Em seguida, tome um copo da vitamina. (Com informações do portal Tua Saúde)



Fonte