Conhea sete benefcios do ovo na alimentao dos idosos – Anna Marina

0
69

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.
Rico em nutrientes, o ovo um importante aliado na formao do sistema imunolgico

(foto: Cora Food Concept/Divulgao)

Quem no se lembra do tempo em que o ovo – principalmente a gema – era considerado um veneno para sade? Conheci um desses radicais que s comia a clara – mesmo de ovo cozido – e a cozinha da casa devia esquecer as receitas que usavam ovos. Quer dizer, o melhor da cozinha ia embora. O ovo perdeu esse estigma e voltou a ser um alimento perfeito, saudvel, principalmente para pessoas idosas. Que, atualmente e antes da COVID-9, representavam 13% da populao brasileira. Uma alimentao equilibrada se torna fundamental para essa parcela da populao que no est interessada apenas na maior longevidade, como tambm na qualidade de vida. A Katayama Alimentos, uma das maiores indstrias avcolas do pas, destaca os principais benefcios de um importante alimento na dieta dos idosos: o ovo.

Vale destacar que, alm de ser altamente nutritivo e verstil, trata-se de um alimento de fcil acesso. Confira abaixo sete benefcios do ovo na alimentao dos idosos.

1. Fcil digesto: no processo de envelhecimento, existem alteraes fisiolgicas naturais, prprias da idade, que interferem, por exemplo, na mastigao, deglutio, absoro e assimilao. Uma das importantes caractersticas do ovo ser uma protena de fcil digesto, que pode ser usada em variadas preparaes.

2. Bom para o crebro: entre as vitaminas com alta concentrao na composio do ovo, destaca-se a colina, importante precursor, por exemplo, de um neurotransmissor envolvido na formao de sinapses e memria. tambm uma boa fonte de triptofano, um aminocido essencial utilizado pelo crebro para fabricar a serotonina, um neurotransmissor fundamental nos processos bioqumicos do sono, humor e bem-estar.

3. Mantm o bom funcionamento do metabolismo: o selnio presente no ovo um nutriente que exerce papel antioxidante fundamental em distrbios metablicos. Ajuda a manter a funo normal da tireoide, combater o envelhecimento precoce e reduzir os radicais livres.

4. Contribui para a sade dos olhos: os ovos so uma boa fonte de lutena e zeaxantina, que protegem contra a oxidao de lipoprotenas e esto envolvidos na acuidade visual, sendo essencial na preservao da mcula ocular, reduzindo riscos de doenas oftalmolgicas, como degenerao macular e catarata, respectivamente. Tambm so fontes de vitaminas E e D, compostos com ao antioxidante e anti-inflamatria que auxiliam na proteo da viso.

5. Fortalece os msculos: pessoas acima de 60 anos tendem a sentir a perda gradual de massa muscular. A qualidade proteica e de aminocidos do ovo lhe permite ser um alimento substituto de outros com protena de alto valor biolgico, como carnes vermelhas, peixes e frangos. A protena auxilia na regenerao celular, manuteno de msculos e na reposio do gasto energtico das clulas.

6. rico em vitamina D: o ovo um dos poucos alimentos que tem essa vitamina, to importante na preveno de doenas crnicas no transmissveis (doenas cardiovasculares, diabetes, obesidade e hipertenso arterial), alm de ser fundamental para a funo dos leuccitos, clulas brancas do organismo, responsveis pela defesa contra vrus e bactrias.

7. Rene muitos nutrientes: incluindo o ovo na dieta, o idoso consumir uma srie de importantes nutrientes, como os cidos graxos saturados e insaturados, todos os aminocidos essenciais, minerais como zinco, clcio, selnio, fsforo e ferro, vitaminas como riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, cido flico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12, alm de compostos ativos como lutena e zeaxantina. Rico em nutrientes, o ovo um importante aliado na formao do sistema imunolgico.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda