Conhece a Kombucha? Uma alternativa saudável e refrescante para o verão- OVALE

0
18

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Kadu Giacomini |

Já se vão mais de 2.000 anos desde que os chineses criaram a kombucha – pronuncia-se “combutchá” –, uma bebida feita a partir da fermentação de chá verde, branco ou preto e que auxilia o funcionamento do organismo com baixa quantidade de açúcar e poucas calorias, ela superou a barreira do tempo e hoje está super em alta.

Considerada uma aliada na busca por uma alimentação saudável, a bebida surge em uma colônia de bactérias que recebe o nome de scoby, mas calma, elas são benéficas para o corpo humano. Com propriedades probióticas, essas bactérias são semelhantes àquelas encontradas no kefir, ambas se proliferam e contribuem para a saúde intestinal, atuam na absorção de nutrientes e a favor do sistema imunológico. Como se não bastasse, os benefícios se estendem para a saúde da pele, cabelo e unhas, além de ter potencial antioxidante.

Porém, como tudo em excesso faz mal, não exagere! Como se trata de um alimento probiótico, pode gerar gases e desconforto abdominal.

Poderia ser uma alternativa saudável para substituir o refrigerante? Digamos que sim. Mas neste caso, o açúcar adicionado funciona como alimento para as bactérias, fazendo com que se multipliquem e acrescentem a característica gaseificada à bebida.

Uma outra dica é acrescentar a kombucha em drinks não alcoólicos, podendo adicionar frutas à preparação, proporcionando novos sabores ricos em vitaminas e minerais.

E pra quem procura uma versão alcóolica é possível encontrar o High Kombucha com um teor de 6,2% de álcool. Bem populares nos Estados Unidos começou a competir com a cerveja por ser mais saudável e com variedade de sabores. Uma versão já está circulando pelo Brasil pela

Agora vamos para a melhor notícia: você pode produzir EM CASA. Para isso, você vai precisar de chá adoçado e de um “starter” chamado também de Biofilme ou cultura de Kombuchá (colônia-mãe), requer paciência e muito cuidado.

Bateu a curiosidade? Então vem comigo e pega esta receita gostosa, extremamente saudável e refrescante.



Fonte