dicas simples para você organizar a sua

0
71

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Criar uma rotina de beleza pode parecer difícil para quem vive ocupado ou tem dificuldades para se organizar. Se esse é o seu caso, não se preocupe porque neste artigo você vai encontrar um guia com dicas simples e fáceis para montar a sua prática diária de autocuidado. 

Afinal, a intenção deste artigo é mostrar que, com pequenos passos, é possível inserir uma rotina de beleza na sua vida

 

O que é uma rotina de beleza?

 

Para começar, quando falamos em estabelecer uma rotina de beleza, a ideia pode parecer desnecessária ou superficial para muitas pessoas. Contudo, o que muitos não sabem é que essa prática é, acima de tudo, uma questão de saúde mental. 

– CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE –

Isso porque criar um ritual de beleza é dedicar um tempo especial para você, é dar uma pausa na correria do dia a dia e olhar com generosidade e atenção para a pele do seu rosto e corpo, os cabelos e unhas.

Sem dúvida, manter essa rotina por alguns minutinhos do seu dia ajuda no ganho de confiança e autoestima. Acima de tudo, a rotina de beleza também colabora com sua saúde mental.

Por isso, experimente as nossas dicas a seguir e avalie depois o resultado. Você só tem a ganhar! 

 

Imagem: Reprodução / Instagram

Como organizar um ritual de beleza?

Em primeiro lugar, uma das maneiras mais fáceis para você que deseja criar uma rotina de beleza (isso vale também para qualquer hábito) é estabelecer pequenos passos para grandes metas. 

O objetivo final é ter disciplina e constância na prática de autocuidado, certo? A ponto dela passar a fazer parte da sua vida sem que sequer você perceba, não é? Se você respondeu sim, anote então as sugestões abaixo: 

Crie os mini-hábitos de beleza

Estudos científicos sugerem que as grandes metas devem vir acompanhadas de “cotas” mínimas de ações diárias. Ou seja, ao invés de olhar um mês de rotina de beleza para ser seguida à risca, você se compromete a reservar minutos do seu cotidiano para avançar uma etapa.

Em outras palavras, o primeiro dia pode ser dedicado aos cuidados com o rosto. No segundo dia você cuida do corpo e, no terceiro, dos cabelos. 

Utilize o seu tempo ocioso

Você tem o hábito de dar uma espiadinha nas redes sociais antes de se levantar ou dormir? Tem o costume de ver TV à noite? 

O tempo ocioso é aquele utilizado para atividades cotidianas e que não necessitam de muita concentração, como os exemplos acima. Portanto, identifique como você utiliza esse tempo e tente inserir nele um ritual de beleza prático. 

Exemplos: máscara facial, hidratação dos cabelos, creme nas mãos… tudo isso enquanto você assiste a sua série favorita.

Organize uma rotina de beleza com poucas opções 

Sabemos que uma rotina de beleza envolve o uso de muitos produtos e cuidados que vão dos cabelos aos pés. Por isso, a dica é você não se perder entre tantas possibilidades para não consumir “energia mental” enquanto toma decisões. 

Em outras palavras, se quiser construir o hábito de passar creme hidratante todos os dias, faça isso durante ou imediatamente após o banho. Sempre deixe produtos de beleza ao seu alcance e visíveis aos olhos. 

Invista em produtos de beleza multifuncionais

Apostar em produtos multifuncionais é uma maneira de facilitar o caminho até a sonhada rotina de beleza. Isto é, você pode utilizar um protetor solar com cor para substituir o uso da base. 

No mercado você encontra sabonetes com função esfoliante, BB Cream para hidratar e maquiar a pele, leave-in para controlar o frizz naqueles dias não dá tempo de usar o secador.

Continue e não desista da sua rotina de beleza

Acima de tudo, não desista. Criar uma rotina de beleza é como fazer reeducação alimentar. Os primeiros dias são difíceis e penosos.

Embora o caminho seja cheio de altos e baixos, o importante é não desistir e recomeçar de onde parou. 

Rotina de beleza e os cuidados com a pele do rosto

argila no rosto rotina de beleza
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Pele mista, oleosa, seca ou normal, cada uma exige cuidados específicos na rotina de beleza. Portanto, antes de escolher os produtos, saiba antes qual o seu tipo de pele

Porém, independentemente disso, existem cuidados básicos que servem para todos os tipos de pele como:

Higienização 

Todos os dias a sua pele passa por um processo de descamação natural. Por isso é importante facilitar a reposição das células novas.

Assim, a pele consegue respirar e fica mais saudável e equilibrada. Lave o rosto pelo menos uma vez ao dia com um sabonete específico para o seu tipo de pele.

Se você utiliza maquiagem, é importante não se esquecer dessa prática. Aposte em um bom demaquilante para tirar todo o produto do rosto. 

Hidratação

Se engana quem pensa que pele oleosa não merece hidratação como os outros tipos. A falta de hidratação acelera o envelhecimento da pele e a renovação celular. 

A hidratação proporciona mais viço, maciez e luminosidade à pele. Além disso, ela protege contra agentes externos como vento, frio e poluição. Não tenha medo de investir! 

Protetor solar

Outro cuidado importantíssimo na sua rotina de beleza é a utilização do protetor solar. Ele garante uma pele protegida dos raios UVA e UVB, que ocasionam manchas, pintas, sardas e até o câncer de pele. 

Antes de sair de casa, mesmo em dias sem sol, não se esqueça de passar o protetor solar. Leve um frasco com você na bolsa ou mochila para ajudar nesse hábito. 

Rotina de beleza e os rituais de cuidado com o cabelo

ritual de beleza dicas fáceis para organizar o seu
Imagem: Reprodução/Instagram

 

Manter as madeixas sempre lindas, hidratadas e saudáveis não é muito difícil. É só seguir os cuidados básicos com os produtos específicos para o seu tipo. Entre eles estão: 

Lavagem

A dica pode parecer boba, mas manter uma frequência ideal de lavagem dos cabelos é essencial para deixá-los macios e fortes.

Se o seu cabelo é oleoso, o ideal é lavá-lo em dias alternados. Porém, se o seu cabelo é seco, o indicado é lavá-lo de duas a três vezes por semana. 

Hidratação

Em segundo lugar, aposte na hidratação pelo menos uma vez por semana para preservar os fios macios e sedosos. Ela evita o ressecamento do cabelo, pontas duplas e aquele aspecto opaco e sem vida dos fios. 

A hidratação pode ser feita em casa e não exige muitos produtos. Por exemplo, você confere essa dica na nossa matéria especial sobre como hidratar cabelos cacheados.

Reconstrução capilar

Diferentemente da hidratação, a reconstrução capilar é indicada para os fios bastante danificados por conta de fatores externos como vento, exposição à luz solar, poluição; bem como por optou pelos procedimentos químicos (progressiva, tintura, descoloração). 

Ela é capaz de devolver proteínas essenciais da fibra capilar e a beleza dos fios. 

 

cuidados com a pele na rotina de beleza
Imagem: Reprodução / Unsplash

Rotina de beleza e os cuidados com o corpo

Para finalizar o ritual de beleza, os cuidados com o corpo não podem ficar de fora. Por exemplo, você pode apostar em:

Esfoliação

A esfoliação do corpo é bem simples e pode ser feita durante um banho relaxante. O procedimento libera células mortas e ajuda na produção de novas células para manter a pele firme e saudável. 

Você pode incluir esse ritual uma vez por semana. Como já falamos anteriormente, deixe o produto ao seu alcance e visível aos olhos para você não se esquecer. 

Hidratação

É claro que a hidratação também está na lista de cuidados com o corpo. Já que ela é responsável por regular o pH da pele e combater o seu envelhecimento. 

Dê atenção às regiões mais ressecadas e inclua a prática à noite, pois é quando o corpo absorve melhor os componentes do produto.



Fonte