Espécie rara de raia-roxa é resgatada após chamar atenção de banhistas em SP | Santos e Região

    0
    50

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Uma raríssima raia-roxa (Pteroplatytrygon violácea) foi encontrada por banhistas em uma praia de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo informações confirmadas ao G1 nesta terça-feira (1º), o animal é raro em águas rasas e foi resgatado, sendo encaminhado ao Aquário Municipal de Santos.

    O encontro ocorreu na altura do Canal 5, no bairro Embaré. Banhistas que passavam pelo local viram o animal na faixa de areia e acionaram a Guarda Civil Municipal, que chamou a equipe do Aquário. Ao chegarem, biólogos do equipamento receberam relatos de que a raia havia sido colocada de volta ao mar, mas que acabou retornando para a faixa de areia.

    Após o resgate, o animal foi identificado como macho e colocado em quarentena, em um tanque com filtragem mecânica e biológica. A raia tem cerca de 60 centímetros de comprimento (da cabeça até o final da cauda) e pesa aproximadamente 2 kg. De acordo com o biólogo marinho Alex Ribeiro, coordenador do Aquário de Santos, a raia estava com algumas feridas externas, mas está nadando bem.

    “Essa raia é rara, tanto que em cativeiro não é muito comum encontrar. Uma característica dela é que é um animal que se defende. Tem um ferrão bem grande, em alguns momentos ela pode ser até agressiva, fazendo uso do ferrão para se defender, caso se sinta ameaçada, uma defesa natural. É um animal que tem um temperamento bem delicado”, explica o biólogo.

    Como alerta, Alex pontua que o ideal é sempre procurar a Guarda Municipal, bombeiros ou passar a informação para algum órgão que possa fazer o recolhimento do animal, se necessário. “Se o animal estivesse mal ali na faixa de areia, algum banhista poderia não ver e acabar pisando e se machucando. Essa é a nossa preocupação, também, de cuidar do animal para que ele não machucasse alguém, e poder dar um cuidado para a raia”, afirma.

    Ainda conforme Alex, o animal será medicado e acompanhado pela equipe de biólogos e veterinários para que consiga se recuperar. No entanto, ainda não é possível saber se o animal será solto ou permanecerá no Aquário.

    Animal foi encaminhado para o Aquário de Santos, SP — Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda