FCecon suspende cirurgias após identificação de superbactéria em Manaus | Amazonas

0
58

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Cirurgias eletivas que têm indicação de UTI foram suspensas por uma semana na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), após a identificação de uma bactéria multirresistente em três pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Manaus. Segundo nota divulgada pelo órgão neste sábado (21), os pacientes não correm risco de morrer.

As demais cirurgias de grande porte sem indicação de cuidados intensivos no pós-operatório e os procedimentos de médio porte estão mantidos normalmente.

A FCecon informou que está tomando medidas sanitárias e que já comunicou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. De acordo com a nota divulgada pela instituição, as medidas adotadas seguem recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre as providências estão o isolamento de contato, com cada paciente sendo acompanhado por técnico de enfermagem específico, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) exclusivos pelos profissionais de saúde, administração de antibióticos específicos e a suspensão das cirurgias eletivas de grande porte que possuem indicação de UTI no pós-operatório.

Segundo a FCecon, os pacientes não serão prejudicados, pois a medida adotada é baseada em biossegurança, adiando as cirurgias eletivas de grande porte com indicação de UTI, procedimentos que podem aguardar por mais alguns dias.

Veja os vídeos mais assistidos do Amazonas



Fonte