Garantindo um bom pós-operatório na cirurgia plástica

0
17

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Garantir um bom pós-operatório na cirurgia plástica é tão importante quanto escolher o profissional certo para realizar o procedimento. 

Afinal, muito do resultado final vem dos cuidados que o paciente tem e a rotina que leva durante este período de restabelecimento. Tudo para que cada um se recupere adequadamente e com menos complicações. Dessa forma, o procedimento ajuda a recuperar a autoestima do paciente de uma forma mais eficaz. 

Portanto, embora nosso objetivo seja fornecer a você algumas dicas e métodos para experimentar um bom pós-operatório na cirurgia plástica, também queremos lembrá-lo de que acelerar esse processo não é recomendado.  

Retomar a rotina muito cedo – voltar para a academia, fugir da dieta ou pegar peso após uma operação – pode arruinar seus resultados e levar a riscos de complicações cirúrgicas. Especialmente se isso for contra as recomendações do seu cirurgião. 

Você está tentando descobrir o que fazer e como se comportar no pós-operatório na cirurgia plástica? Leia este artigo útil agora mesmo e veja as dicas a seguir. 

Tenha paciência 

A recuperação leva tempo e cada pessoa é diferente. O inchaço, os hematomas e a descoloração da pele decorrentes da cirurgia estética podem durar semanas. Às vezes, leva meses para a recuperação completa.  

O tecido mole leva tempo para se estabelecer. A inflamação precisa diminuir antes que o paciente possa ver os resultados finais. Converse com seu cirurgião sobre suas preocupações e dê tempo para que seu corpo se recupere. 

Siga a prescrição médica à risca 

Não importa o quão bem você possa se sentir ou quão bem você pode tolerar a dor durante o pós-operatório na cirurgia plástica: sempre tome o medicamento conforme as instruções.  

Não perca nenhuma dose de sua medicação para dor. Afinal, a dor aumenta sua pressão arterial e a hipertensão, por sua vez, pode causar mais hematomas e trazer complicações para a sua recuperação. 

Movimente-se moderadamente 

Muitos dos medicamentos recebidos durante a cirurgia e que o paciente segue tomando durante a recuperação podem causar prisão de ventre. Fazer força durante a evacuação pode trazer riscos – como sangramentos e pontos estourados. Isso pode acontecer até mesmo durante o pós-operatório de uma rinoplastia, por exemplo. 

Para prevenir o problema, o paciente deve se levantar e se mexer modernamente. Faça pequenas caminhadas pela casa e aumente a ingestão de líquidos para prevenir prisão de ventre e complicações. 

Mantenha uma dieta saudável 

Outra dica para evitar a prisão de ventre e garantir um bom pós-operatório na cirurgia plástica é manter uma alimentação saudável e balanceada. 

Coma muita proteína e carboidratos. Você precisa alimentar seu corpo adequadamente para que ele possa se curar e se reparar para acelerar sua recuperação. Se você achar que há a necessidade de tomar suplementos vitamínicos, converse antes com o seu médico

Beba muita água 

Além da dieta, a hidratação adequada é essencial para os cuidados do pós-operatório na cirurgia plástica. Beber muita água ajuda a repor os fluidos perdidos durante a cirurgia, mantém o organismo funcionando com regularidade e contribui para evitar a prisão de ventre e outros problemas relacionados. 

Evite a exposição excessiva ao sol 

A vitamina D é muito importante – mas neste momento o ideal é minimizar a exposição ao sol.  

Afinal, o paciente deve evitar qualquer dano causado pelo sol à pele ou tecido cicatricial. Então escolha roupas adequadas e aplique o protetor solar para se proteger contra os raios UV prejudiciais.  

Como é comum que o paciente tenha que usar roupas de compressão, esse cuidado também ajuda a evitar qualquer desconforto causado pelo calor excessivo e protege contra a desidratação durante o pós-operatório na cirurgia plástica. 

Não fume 

Mesmo que sua cirurgia tenha acabado, seu corpo ainda precisa se curar. Por isso não fume até obter a aprovação do seu cirurgião para o fazer.  

Fumar prejudica gravemente a capacidade de cicatrização do corpo, causa hematomas e pode causar outros problemas em sua recuperação. Além disso, causa envelhecimento precoce e é fator de risco para uma série de doenças. Então considere abdicar deste hábito permanentemente. 

Pegue leve na rotina diária 

O paciente pode ter a sorte de passar de forma tranquila por todo o pós-operatório na cirurgia plástica. Mas isso não significa que seu corpo está pronto para retomar a rotina de sempre. 

Portanto o paciente não deve começar a se exercitar, levantar pesos ou se envolver em atividades extenuantes até que seu médico o autorize.  

Estabeleça um sistema de suporte 

Informe sua família e amigos sobre a proximidade de sua cirurgia e certifique-se de ter um sistema de apoio em vigor. São aquelas pessoas que podem ajudá-lo a cozinhar, limpar e fazer outras tarefas, já que o paciente pode estar limitado na quantidade de atividades permitidas durante o período de recuperação.  

Tenha em mente que os primeiros dois a três dias após a cirurgia serão os mais difíceis, pois você pode sentir dor e outros desconfortos. É melhor ter alguém por perto para cuidar de você e leva-los às consultas de retorno durante esse período. 

Organize sua ausência no trabalho ou nos estudos 

Dependendo da extensão do procedimento, o paciente provavelmente terá que tirar uma ou duas semanas de folga do trabalho após o procedimento.  

Então é preciso pensar nisso não só no pós-operatório na cirurgia plástica, mas também antes. Isso ajudará a escolher a melhor época, além de planejar-se financeira e logisticamente para esses dias em casa. 

Vá a todas as consultas de retorno 

Independentemente do quão bem se sinta, nunca deixe de ir aos retornos no consultório médico. O cirurgião responsável precisa monitorar o progresso do paciente para garantir que seu corpo esteja se recuperando adequadamente.  

Eles também podem precisar fazer ajustes em seu cuidado de pós-operatório na cirurgia plástica periodicamente. 

Agora que você já está te, informações sobre o pós-operatório na cirurgia plástica, dê o primeiro passo: clique e agende sua consulta!  

AGENDAR CONSULTA 



Fonte