Golfinho é encontrado morto em SP com a cauda amarrada por borracha | Santos e Região

    0
    18

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Uma golfinho foi encontrada morto, nesta segunda-feira (10), com uma borracha amarrada na nadadeira caudal. De acordo com testemunhas que caminhavam pela orla de Praia Grande, no litoral de São Paulo, onde o animal foi encontrado, o golfinho também apresentava ferimentos na região da boca.

    Conforme apurado pelo G1, golfinho, da espécie toninha (Pontoporia blainvillei), foi encontrado na faixa de areia da praia do bairro Tupi. Além de apresentar estado avançado de decomposição, o animal, que é ameaçado de extinção, também tinha uma câmara de bicicleta desinflada amarrada na cauda, o que a impediria de nadar.

    Os banhistas que encontraram o animal acionaram o Instituto Biopesca, responsável pelo monitoramento das praias e pelo atendimento a animais marinhos no município, que mobilizou o recolhimento da toninha. Da praia, a carcaça foi levada à Unidade de Estabilização do instituto para passar por exame de necrópsia.

    Animal ameaçado de extinção foi encontrado morto em Praia Grande — Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau

    Segundo o Biopesca, trata-se de um animal macho e adulto. O objeto amarrado na cauda indica ação humana sobre o animal. “Precisamos investigar, mas, a princípio, parece que essa interação ocorreu na fase post-mortem”, conforme explica o coordenador do instituto, Rodrigo Valle.

    O instituto aponta que a toninha é uma espécie de golfinho que vive em áreas costeiras, como o litoral paulista, e que enfrenta ameaça de extinção, principalmente por ingestão de lixo, destruição do habitat e captura acidental pela pesca. Desde o início da execução do PMP-BS, em 2015, o Biopesca recolheu 416 toninhas mortas.

    O PMP-BS é uma atividade condicionante para a produção e escoamento de petróleo e gás natural da Petrobras na Bacia de Santos, conforme explica o Biopesca, e que avalia os impactos da atividade sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Para o resgate ou recolhimento de animais vivos ou mortos, o instituto pode ser acionado por meio do telefone 0800-6423341.



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda