Inscrições para o Projeto Colaboradora terminam neste domingo, 10

0
61

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Em sua segunda edição, a ideia é oferecer formação sobre gestão de negócios, comunicação, impacto social e análise de cenário, além de mentorias, vivências e estimulo à colaboração e à formação de rede. Serão apoiados 20 negócios criativos, por meio de oficinas formativas, mentorias, redes de colaboração, e outras oportunidades, sendo todas elas sem custo para os empreendedores participantes. Este ano, o projeto conta com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado por meio do seu Programa de Ação Cultural (PROAC).

As inscrições poderão ser feitas até este domingo (10/05) pelo site: colaboradora.procomum.org para os setores criativos: artes visuais, música, teatro, dança, circo, ópera, trabalho editorial, literatura, audiovisual, design, moda, gastronomia, arquitetura, software, games, artesanato, festivais, museus, bibliotecas e artes integradas.

Podem ser inscrever para o projeto empreendedores de todas as idades, que residam na Baixada Santista, e estejam com iniciativas em andamento e queiram fortalecer seus empreendimentos, gerando transformação social.

A seleção irá priorizar pessoas que façam parte de grupos historicamente sub-representados e que tenham menos acesso a formações desta espécie, como mulheres, afrodescendentes, indígenas, deficientes e LGBTQ+.

A pré-seleção do projeto acontecerá de 11 a 15 de maio, e as entrevistas, entre 18 e 22. O resultado final será divulgado no dia 26 de maio.

Em ambiente virtual

Para segurança dos participantes, as atividades passam a ser concentradas no ambiente virtual. A ideia é poder atender a possíveis redesenhos dos modelos de negócio para o atual contexto, refletir sobre o papel dos negócios sociais em tempos de crise e a formação de uma rede de empreendedores e mentores em um espaço criativo para apontar soluções.

A formação é gratuita, e além das oficinas online (que serão em tempo real), haverá também mentoria com profissionais do setor e incentivo à colaboração entre os participantes. “Além de apoiar os empreendedores selecionados, o projeto serve para mapear e visibilizar a grande potência criativa da Baixada Santista. Ano passado tivemos quase 100 inscrições e grande parte dessas pessoas permaneceu na nossa rede”, explica a diretora do Instituto Procomum, Georgia Haddad Nicolau.

A Colaboradora é um programa permanente do Instituto Procomum, organização sem fins lucrativos, com sede em Santos, inspirado no “La Colaboradora”, projeto do ecossistema de inovação social Zaragoza Activa, na Espanha.

Dinâmica do projeto

Os participantes selecionados terão acesso à formação intensiva de oito meses, em quatro temas principais: Empreender no território (identificação do ecossistema empreendedor na Baixada Santista, identidade do negócio e fortalecimento de redes locais); Gestão de negócios (princípios de administração, modelos de formalização, precificação e organização financeira); Marketing (marca e identidade, meios de comunicação digitais e storytelling); e Impacto Social (propósito, o que é impacto social, como gerar e medir impacto).

Ao término dos quatro módulos de formação, caso seja possível conforme as recomendações dos órgãos de saúde, será realizado um evento aberto ao público para apresentação dos negócios, no formato de pitch, com a presença de empreendedores experientes, que darão um retorno aos participantes visando a continuação de seu desenvolvimento. O evento será ainda aberto à potenciais parceiros e outros empreendedores criativos da região, visando propiciar as trocas e sinergias entre os realizadores e movimentando o ecossistema da região.

Após o pitch, o programa ainda oferecerá horas de mentoria com experts de modo que os empreendimentos possam incorporar seus aprendizados com um acompanhamento profissionalizado nos dois meses subsequentes, garantindo assim sua transição para uma fase mais madura.

Mais informações no site: www.colaboradora.procomum.org



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda