Itanhaém passa a oferecer medicamento gratuito para prevenção de contaminação por HIV | Mais Saúde

    0
    97

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, passou a disponibilizar medicamentos antirretrovirais, a fim de bloquear a contaminação pelo HIV. Eles são gratuitos à população. Segundo a administração municipal, a medicação é voltada a quem nunca entrou em contato com o vírus mas que pode ter sido exposto durante relações sexuais.

    De acordo com a prefeitura, a Profilaxia Pré-Exposição (Prep) consiste na combinação de dois medicamentos capazes de bloquear a contaminação pelo HIV e que, se utilizados corretamente e ingeridos diariamente, têm eficácia acima de 95% no bloqueio da infecção.

    O medicamento passou a ser oferecido aos moradores no Centro de Infectologia (Cini) no mês de junho, na Rua Maranata, 229, no bairro Sabaúna. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, com exceção das manhãs de quarta-feira. Os interessados passam por uma triagem com profissionais e, caso possuam os critérios para a medicação, recebem a prescrição médica.

    A prefeitura explica, também, que a medicação é indicada para o público considerado grupo de risco de contaminação da Aids, como gays, pessoas trans, a quem mantém relações sexuais sem camisinha com alguém com HIV e que não esteja em tratamento, profissionais do sexo e casais sorodiferente, quando um dos parceiros está infectado com HIV e o outro não.

    Além da Prep, o Centro de Infectologia também disponibiliza o autoteste de HIV para a população por meio do Programa DST/Aids de Itanhaém, além das orientações para realização do teste e o que fazer diante de um resultado positivo.



    Fonte