Mãe e filha recriam pinturas famosas dentro de casa na pandemia; veja | Santos e Região

    0
    73

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Mãe e filha decidiram usar a criatividade e recriar pinturas e fotos de artistas famosos durante a quarentena. Elas usam apenas materiais que já tem em casa, fazem a maquiagem, o cabelo, o figurino e dão vida à fotografias e obras de arte conhecidas no mundo inteiro.

    Formada em Arquitetura, Daniela Torquato virou fotógrafa de família depois do nascimento da filha Sofia. Com a pandemia, ela parou de trabalhar já que atuava muito em festas e aniversários. Sofia, hoje com 12 anos, segue o isolamento social junto com a mãe em Santos, no litoral de São Paulo. Juntas, para espantar o tédio e exercitar a criatividade, elas resolveram encenar obras de arte e fotos de famosos.

    “Ficar em casa, vendo notícias ruins a todo tempo, sem perspectiva, acaba piorando a situação. Essa coisa me trouxe uma angústia muito grande. Começamos a pensar em alguma coisa, meio na brincadeira. Eu falei para ela que estava com muita vontade de fotografar, para ela deixar fazer umas fotos dela. Eu falei para ela escolher alguma coisa que ela quisesse ser por um dia, alguém que ela admire”, conta Daniela.

    A mãe se inspirou na ação holandesa ‘Between Art And Quarantine (Entre a arte e a quarentena), que foi criada após o fechamento dos museus por conta da pandemia. A ação desafia as pessoas a escolherem obras de arte e recriá-las em casa, usando utensílios domésticos.

    Sofia como Frida Kahlo — Foto: Daniela Torquato

    Sofia desejou ser Frida Kahlo. Para reproduzir uma foto da pintora mexicana, elas fizeram um fundo verde onde colaram várias pipocas. Sofia vestiu blusas verdes, colares, pulseiras e brincos. A mãe fez um penteado com tranças e arrematado com uma grande flor ao centro, como a artista. Para finalizar, a maquiagem que evidencia as grossas sobrancelhas da mexicana.

    “Eu não sabia muito sobre a história dela. Depois que fizemos a foto, eu resolvi pesquisar e acabei gostando muito, me interessando bastante. O David Bowie era um artista que eu não conhecia muito, mas minha mãe adorava. Depois que fiz a foto, eu passei a me interessar também”, diz Sofia.

    “Fomos fazendo na brincadeira e tem sido assim, leve e bem gostoso. A gente tem feito com as coisas que a gente acha em casa. Ela queria ser a Cleópatra. Eu falei para usar biscoito no lugar do brinco, macarrão na cabeça. Ela foi se divertindo e assim que tem sido”, conta Daniela.

    Sofia como David Bowie — Foto: Daniela Torquato

    A menina também já se transformou na mulher do quadro ‘Moça com brinco de pérola’, a obra mais famosa do holandês Johannes Vermeer, uma pintura a óleo de 1665 e que está no museu Mauritshuis, na cidade holandesa de Haia. Não se sabe até hoje quem era a moça retratada por Vermeer em sua tela, mas há quem diga que se trata da filha do pintor, uma menina com cerca de 13 anos.

    “Eu via muitas obras e ficava curiosa para saber as histórias por trás das e sobre os artistas. Resolvemos fazer e é muito divertido, a gente gosta muito. Cada representação que a gente faz, saímos aprendendo um pouco. Eu sempre pesquiso sobre as obras”, fala a fotógrafa.

    Depois de montar o cenário e estar totalmente pronta, Sofia incorpora a personagem e posa para a mãe tirar as fotos. Daniela se realiza ao clicar a própria filha, que virou sua modelo. As fotos foram para as redes sociais e fizeram sucesso. “As pessoas estão curtindo, eu estou achando engraçado porque era uma coisa despretensiosa. Estamos felizes com isso e cheias de ideias”, diz Daniela.

    Sofia diz que aprendeu sobre a historia de obras de arte e de personalidades mundiais após a brincadeira em casa com a mãe — Foto: Daniela Torquato

    Sofia já pensa nos próximos cliques. Ela diz que a mãe gosta muito de Leonardo Da Vinci e, ela, de Albert Einstein. “Estamos analisando as fotos para ver qual vamos fazer”, comenta a menina.

    Encenar artistas famosos ou ser a personagem principal de obras de arte mundialmente conhecidas virou uma mistura de criação, cultura e diversão. A mãe e a filha conseguiram transformar os dias de quarentena, que estavam sendo tediosos e estressantes, em momentos leves e especiais e ainda registrados pelas lentes de Daniela.

    “Minha filha é muito ativa, criativa e quis usar também da imaginação dela e da minha. Quis unir o útil ao agradável. Também para não ficarmos ociosas e para que a gente pudesse fazer alguma coisa juntos. E ela tem gostado bastante”, finaliza a mãe.

    Sofia como Cleópatra — Foto: Daniela Torquato



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda