Navio atracado em Santos tem 20 casos confirmados e seis suspeitos de coronavírus | Porto Mar

    0
    58

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atualizou, nesta segunda-feira (13), que o navio Costa Fascinosa tem à bordo 20 tripulantes que testaram positivo para coronavírus, além de seis casos suspeitos da doença. Os dados fazem parte do relatório de saúde da embarcação que é enviado diariamente para a Anvisa. O navio está em quarentena desde o dia 19 de março no Porto de Santos, litoral paulista.

    No total, o navio monitora 26 casos, entre os confirmados e suspeitos. Destes, 19 são de tripulantes filipinos que tiveram a doença confirmada por testes rápidos no sábado (11). O outro caso confirmado foi de um indiano, que havia sido testado em uma inspeção anterior da Anvisa. Além disso, outros seis são considerados suspeitos pelos sintomas apresentados.

    Conforme explica a Anvisa, o último caso suspeito surgiu no domingo (12), com isso, o prazo de 14 dias de quarentena recomeçou e vai até o dia 26 de abril. A Agência afirma que o número de 26 casos a bordo é o menor desde que a embarcação saiu da área de fundeio e atracou no Porto de Santos no dia 29 de março, com 35 relatos de suspeita até então.

    Até esta segunda-feira, dez tripulantes já desembarcaram para atendimento médico de emergência, todos com confirmação de Covid-19 por exame laboratorial. De acordo com a Anvisa, quatro deles estão curados e já receberam alta hospitalar; mas três ainda estão em UTI em situação de risco, sendo um em estado gravíssimo. Os outros três estão internados, mas sem necessidade de assistência em UTI.

    Segundo a agência reguladora, somente o Costa Fascinosa teve casos suspeitos e confirmados de Covid-19 em Santos.

    Segundo a Anvisa, houve o desembarque de 75 tripulantes brasileiros no dia 5 de abril. No sábado (12), 227 tripulantes filipinos foram autorizados a sair do navio Costa Fascinosa. A previsão inicial era de que 246 filipinos tivessem autorização para desembarcar. No entanto, testes rápidos realizados no momento do desembarque deram resultados positivos em 19 dos 246 filipinos inicialmente aptos ao retorno ao país.

    Os testes foram adquiridos pela empresa do navio que conta com uma equipe médica a bordo de quatro enfermeiros e dois médicos. Somente os 227 tripulantes sem sintomas e com resultado negativo para Covid-19 foram autorizados a desembarcar e retornaram ao país por voo fretado.

    O navio chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março. Em 19 de março a embarcação foi colocada em quarentena. Dez pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência, sendo que o último caso aconteceu no dia 4 de abril. Agora, com os desembarques já autorizados, o navio tem 452 tripulantes.

    O navio de cruzeiro Costa Fascinosa entrando para atracar no Porto de Santos em março — Foto: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDOO navio de cruzeiro Costa Fascinosa entrando para atracar no Porto de Santos em março — Foto: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO

    O navio de cruzeiro Costa Fascinosa entrando para atracar no Porto de Santos em março — Foto: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO

    A Costa Cruzeiros confirmou os dados divulgados pela Anvisa. A companhia afirma que segue atuando em cooperação com os canais diplomáticos, a Anvisa e companhias aéreas para planejar o desembarque dos tripulantes de forma segura do navio Costa Fascinosa.

    A companhia está trabalhando para garantir aos tripulantes o retorno aos seus destinos de origem. Todos os procedimentos de higiene e saneamento estão de acordo com as últimas diretrizes internacionais e visam preservar a saúde da tripulação.

    Os tripulantes que estão a bordo do navio continuam em isolamento em suas cabines com varanda e serviço de quarto, incluindo os 19 tripulantes filipinos que testaram positivo para a doença. A condição de saúde deles está sendo acompanhada e monitorada pelo pessoal médico a bordo em colaboração com as autoridades sanitárias brasileiras. Dos 19 filipinos, 15 estão assintomáticos e 4 estão com sintomas leves.

    Tripulantes filipinos deixaram o Costa Fascinosa após testarem negativo para o coronavírus em Santos, SP — Foto: Nina Barbosa/G1Tripulantes filipinos deixaram o Costa Fascinosa após testarem negativo para o coronavírus em Santos, SP — Foto: Nina Barbosa/G1

    Tripulantes filipinos deixaram o Costa Fascinosa após testarem negativo para o coronavírus em Santos, SP — Foto: Nina Barbosa/G1



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda