Nutrição como promoção da saúde e prevenção da doença

0
9

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A alimentação saudável não é uma moda nem pode ser um comportamento pontual com uma finalidade específica, mas sim um estilo de vida, uma rotina de saúde e longevidade!!!

A nossa dieta é tudo aquilo que comemos, seja mais ou menos saudável e independentemente dos objetivos delineados, o primordial deve ser a saúde associada a qualidade de vida e prazer!!

Como animais que somos, alguns dos nossos comportamentos são inatos e outros adquiridos, através de processos de imitação e aprendizagem e, a alimentação saudável tal como a grande maioria dos cuidados físicos e mentais que devemos ter, requer aprendizagem. A aposta na educação alimentar desde a gestação, passando pela primeira infância, adolescência e juventude, consolida comportamentos alimentares de excelência enquanto adultos e deve ser um direito básico ao alcance de todos.

Cada vez mais os avanços científicos demonstram que inúmeras doenças têm manifestamente maior prevalência em indivíduos com malnutrição, seja por existir uma relação praticamente direta entre a nutrição e a doença, seja por resultar em situação de debilidade do sistema imunitário.

A alimentação funciona no nosso organismo como um combustível num automóvel. Para o automóvel andar tem de ter combustível, para funcionar bem e a longo prazo, o combustível tem de ser de qualidade superior, ainda que pontualmente possamos arriscar numa qualidade inferior. Se a rotina for a opção de menor qualidade, rapidamente as sequelas vão surgir e, muitas vezes, serão agudas. A alimentação é, e não pode deixar de ser uma fonte de prazer!!! E o prazer muda ao longo da vida, aprende-se e goza-se de modo diferente em cada fase do ciclo de vida. Devemos ser educados e educar a obter prazer no que é saudável e fazer dessa a nossa rotina, deixando o prazer dos excessos para episódios pontuais, dias especiais, sem qualquer reflexo na saúde em geral.

Temos ao nosso alcance verdadeiros tesouros alimentares, recursos de produção e matéria prima de qualidade superior, mares, terras, solos, águas, caraterísticas climatéricas que nos permitem obter toda uma diversidade alimentar de produtos de excelência. E a alimentação saudável assenta basicamente nestes quatro conceitos: qualidade, diversidade, equilíbrio e quantidade.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda