Nutricionista explica o problema do “projeto verão”

0
111

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Passamos da metade do ano e agora começam a surgir pessoas focadas em um tal “projeto verão”, que nada mais é do que fazer uma dieta para perder peso para a estação. Em nossa região temos muito esse costume de ir para a praia entre dezembro e janeiro, e todos querem ter o “corpo de verão”. E qual o problema disso? Me acompanha que eu te explico.

O primeiro problema vem com essa ideia de emagrecer para um objetivo específico e datado, que passado esse período todos voltariam com seus antigos hábitos. Dessa forma, você faz o seu corpo passar por ciclos de emagrecimento e ganho de peso todo ano, e isso desgasta o organismo, envelhece mais rápido e pode fazer ainda seu corpo desenvolver alguma doença crônica.

As pessoas têm que parar com essa ideia de que dieta é algo com data de validade. Dieta é o que você faz quando muda a sua alimentação com algum objetivo, mas ela não deve ter data limite para acabar. O seu objetivo com a dieta deve ser o de melhorar a sua saúde, e para isso é necessária uma mudança de hábitos alimentares que você irá levar para o resto da vida. Te garanto que assim que você perceber isso, fazer a tal “dieta” ficará muito mais fácil.

O segundo problema é continuar com essa ideia de que para usar um biquíni ou ir à praia você precisa estar magro, precisa ter o “corpo de verão”. Isso apenas facilita a propagação de distúrbios de imagem e distúrbios alimentares. Como nutricionista, o meu papel é de agente da saúde, e nenhuma dessas ideias está certa. Claro que como agente da saúde, meu papel é mostrar que estar acima do peso não é bom, mas não por ser feio (porque não é) e sim por não ser saudável. E por esse ponto voltamos à questão de que fazer dieta deve ser algo que você leva para a vida.

E que tal mudar a palavra “dieta” por “melhores hábitos alimentares” ou “reeducação alimentar”? Quando falamos de dieta, tenho certeza que você pensa em alguém passando fome, vivendo o dia a base de salada, triste e não podendo comer nada do que gosta. Deixa-me te falar que a realidade que vejo em meu consultório é bem diferente. Quando você entende o que de fato é melhorar a alimentação, passa a entender também que em um contexto saudável cabe tanto o brócolis, quanto aquele pedaço de pizza no final de semana.

Setembro acabou de começar (o início do projeto verão de muitas pessoas), e quero te propor um projeto diferente. Melhorar a alimentação com o objetivo de viver mais, melhor, com mais leveza, mais saúde, para assim chegarmos em um futuro onde as pessoas não estejam mais preocupadas com sua aparência externa do que com a sua saúde de fato. Você topa?

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar



Fonte