O ingrediente secreto (e cheio de benefícios) que se está a juntar à água com limão

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O ingrediente secreto (e cheio de benefícios) para juntar à água com limão

O mais provável é tê-lo em casa, mas não estar a tirar total proveito das suas vantagens.

Não ignore este alimento.

O copo de água com limão diário será uma eterna discussão. Há quem não viva sem ele e garanta que faz toda a diferença, mas também quem refute qualquer teoria dos seus benefícios. Uma repórter da NiT passou um mês a tomar esta bebida e diz que mudou a sua vida, sendo que ela nem tão pouco gosta de limão — pode saber mais pormenores neste artigo

Gostos à parte, não é mito: a água com limão pode dar-nos imensos benefícios para a saúde. Afinal, trata-se de um alimento rico em vitamina C, que protege as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário.

A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo também já destacou inúmeras vezes à NiT que os seus antioxidantes combatem os danos provocados pelos radicais livres. Ou seja, retardam o envelhecimento precoce da pele.

“A estrutura atómica do limão é semelhante à dos fluidos digestivos, induzindo a produção de bílis pelo fígado. Isto quer dizer que vai aliviar os sintomas de indigestão”, acrescenta.

Sobre a teoria de que a água com limão pode ser uma aliada no processo de perda e controlo do peso, a autora do blogue “Manias de Uma Dietista” diz que algumas teorias indicam que o limão pode mesmo ajudar a emagrecer, uma vez que a fibra presente no alimento é uma fibra solúvel (pectina) que promove uma sensação de saciedade. 

Porém, há outros ingredientes que pode adicionar ao copo para obter ainda mais benefícios. Um deles, muito provavelmente, já está no seu frigorífico. Tem 16 calorias por cada 100 gramas de alimentos e é rico em ferro, potássio e betacaroteno.

É um alimento com 16 calorias por cada 100 gramas.

Além disso, faz parte dos alimentos mais associados à beleza, já que é um alimento hidratante e funciona como uma espécie de tónico natural. Como é rico em potássio, tem outra vantagem: ajuda a manter a elasticidade da pele.

Estamos a falar do pepino que, de acordo com a nutricionista, é ainda conhecido pelas suas propriedades diuréticas e depurativas. “Incluí-lo na alimentação vai ajudar a eliminar líquidos e toxinas e, consequentemente, a ter uma barriga mais seca”, revela. Por todos estes motivos, faz parte de dezenas de receitas do género que podemos encontrar na Internet.

Deve beber água (preferencialmente morna) com limão e pepino fora das refeições. Pode ser ao longo do dia ou duas horas antes ou depois de cada refeição. Desta forma, controlará muito melhor a fome entre refeições.

No entanto, é preciso ter noção de que nenhum copo de água com alimentos cheios de benefícios fazem efeito se não seguir uma alimentação saudável, praticar exercício físico e dormir bem. Deve ver esta bebida como um complemento e uma ajuda extra.

Se é fã de limão e procura outras ideias para incluir este alimento, carregue na galeria para conhecer oito receitas baixas em hidratos de carbono com limão que, segundo a autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, Ana S. Guerreiro, são ideais para quem quer perder peso.



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