Pianístico de Joinville começa nesta quarta-feira com espetáculos online e presenciais; confira a programação | Santa Catarina

    0
    13

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A maratona de apresentações do Pianístico de Joinville, no Norte catarinense, começa nesta quarta-feira (15) com programação gratuita de forma online e presencial, com realização de concertos, cursos e workshops.

    O festival, que ocorre até domingo, terá 12 concertos, em teatros e shopping. Também estão previstos a realização de workshops e curso que levarão conhecimento a professores e artistas interessados em aprimorar a formação.

    Pianístico Joinville tem tema: ‘O tom que nos une’ — Foto: Pianístico Joinville/Reprodução

    A volta da plateia é um dos pontos altos desta quarta edição, já que no ano passado foi adotado o formato online. Neste ano, a limitação das salas é de 30% da capacidade e também terá a transmissão pela internet para alcançar público de outras regiões. Para ter acesso aos ingressos dos eventos acesse o site. Os concertos poderão ser vistos no link.

    O tema do festival é “O Tom que nos Une”. As apresentações vão ocorrer no Teatro Juarez Machado, na Sociedade Harmonia-Lyra e em palco que será montado no quarto pavimento do Shopping Mueller, especialmente para dois shows em drive-in (confira a programação completa abaixo)

    “O Pianístico veio para ficar, e tem se consolidado no calendário cultural, apesar das dificuldades inerentes a um período como este. A expectativa é de mais um evento de enorme sucesso”, revela Albertina. “Mais uma vez, unimos a beleza dos shows e concertos à transmissão de conhecimento, que visa à formação de plateia e ao crescimento de nossos músicos e estudantes”, afirma o produtor cultural Carlos Branco.

    Presença de músicos internacional

    Um dos nomes internacionais no elenco do Pianístico 2021 é o russo Evgeni Mikhailov. Ele atuou nas mais prestigiosas salas de concerto de Moscou, São Petersburgo e outras cidades russas, como também nos Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Turquia, Coreia do Sul, entre outros países.

    A australiana Primavera Shima, que fará um dos concertos programados, coleciona prêmios e se apresentou nos mais prestigiados teatros e salas de concerto. Mais uma presença internacional é a do norte-americano Cliff Korman, pianista e pesquisador de jazz, música brasileira e improvisação.

    Evento acontecerá de maneira presencial e online — Foto: Pianístico de Joinville/Reprodução

    Workshops e outras atividades

    Serão quatro workshops, dirigidos à execução e prática musical ao piano, além de um curso focado no ensino e aprendizado do piano. Esses encontros acontecem no auditório da Casa da Cultura e no Teatro Juarez Machado, com acesso virtual e presencial.

    O “Piano nos Estabelecimentos” tem o desafio de aproximar o Pianístico da comunidade, integrando pianos, pianistas locais e comércio ao cotidiano da cidade. Neste ano, cerca de 10 estabelecimentos, restaurantes e lojas, participam da iniciativa.

    Estão previstas ações pedagógicas previstas pela cartilha deste ano precisam ser complementadas no trabalho presencial ou virtual das escolas. O projeto deve atingir cerca de 1 mil crianças entre 8 e 11 anos de até 30 escolas da rede municipal.

    • 20h e 22h – PianOrquestra, Teatro Juarez Machado
    • 15h – Workshop “Ritmos do piano brasileiro”, Salomão Soares, Casa da Cultura
    • 20h30 – Lucas Thomazinho, Teatro Juarez Machado
    • 9h – Curso para professores “Do ouvir ao tocar: estratégias para o desenvolvimento de habilidades desde a primeira infância”, Izabela Pavan, Teatro Juarez Machado
    • 19h – Salomão Soares Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento)
    • 20h30 – Primavera Shima, Teatro Juarez Machado
    • 22h – Ari Borger Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento)
    • 10h – Workshop “Imaginação sonora ao piano”, Erika Ribeiro, Casa da Cultura
    • 11h – Fábio Oliveira e Trio Babitonga, Sociedade Harmonia-Lyra
    • 14h – Workshop “Interpretando a música popular”, Délia Fischer
    • 16h – Diogo Monzo Trio, Sociedade Harmonia-Lyra
    • 18h30 – Erika Ribeiro, Sociedade Harmonia-Lyra
    • 21h – Evgeni Mikhailov, Teatro Juarez Machado
    • 9h30 – Workshop “A música de Luiz Eça”, Diogo Monzo, Casa da Cultura
    • 11h – Délia Fischer, Teatro Juarez Machado
    • 17h – Cliff Korman Trio, Teatro Juarez Machado
    • 19h30 – Fábio Torres e Trio Corrente, Teatro Juarez Machado

    Confira as reportagens mais assistidas da NSC TV

    Veja mais notícias do estado no G1 SC



    Fonte