Prevenir em tons rosa,azul e laranja – Opinião

0
41

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Esses últimos meses do ano são períodos para pensarmos sobre a prevenção do câncer. Que é uma doença que, diante do diagnóstico, ainda desperta muita insegurança nas pessoas, por isso o acolhimento e a empatia é fundamental.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil o câncer de pele, com 25%, está em primeiro lugar, após vem o de próstata, o de mama feminino, depois cólon e reto, seguido pelo pulmonar e estômago.

Evidências científicas mostram que o câncer está relacionado à exposição excessiva à radiação solar, tabagismo, uso de álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e sexo sem proteção.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 30% das mortes causadas por câncer poderiam ser evitadas. Campanhas como outubro rosa, novembro azul e dezembro laranja são para promover a prevenção e o tratamento de forma efetiva, porém suave, ao acolher as pessoas.

Diante da pandemia pela Covid-19, é preciso uma postura em prol da saúde, para elevarmos a imunidade, que também irá potencializar a prevenção do câncer. É importante ter uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras; necessitamos, sim, de vitamina D, porém com proteção; parar de fumar se for fumante, evitar bebida alcoólica, praticar esporte, usar preservativo na relação sexual e fazer exames preventivos.

O câncer é tratável, e quanto mais precoce for descoberto, melhor o prognóstico. É importante o apoio familiar e de amigos, conviver em grupo para compartilhar experiências e sentimentos; há entidades de combate ao câncer que desempenham um papel admirável de solidariedade, onde as pessoas podem participar para otimizar o tratamento.

No caso de dificuldade maior, você poderá buscar o atendimento especializado, seja para cessar o consumo de substâncias como tabaco ou álcool; refletir sobre relacionamento afetivo-sexual; e para receber ajuda em processo de tratamento do câncer, pois precisamos prevenir a depressão.

Outro fator que poderá potencializar o tratamento é a vivência de fé, a oração e meditação promovem o equilíbrio do organismo.

Está comprovado que cultivar a espiritualidade proporciona uma melhor percepção, e manter a esperança é confortante. Sendo que para quem tem fé, milagres acontecem e anjos existem!

 


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para
opiniao@gruposinos.com.br

Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!





Fonte