Rinoplastia aberta e fechada – Dra. Beatriz Benevides

0
142

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Rinoplastia aberta e fechada

Rinoplastia Aberta e Fechada, qual é a melhor técnica?

A alteração da forma do nariz, que é o objetivo principal da rinoplastia estética, se dá, principalmente pela atuação sobre as cartilagens do nariz. Sobretudo, é possível mudar seu formato, reduzir seu tamanho, mudar sua posição, dentre outros.

As técnicas de rinoplastia aberta e fechada são acessos cirúrgicos para a plástica de nariz. Vamos explicar cada uma delas.

Rinoplastia Fechada

A grande vantagem dessa tática está na ausência de cicatrizes no rosto do paciente. Além disso, de acordo com alguns médicos, essa alternativa possibilita que o profissional tenha uma melhor percepção de como o nariz ficará depois da cirurgia, já que o visual pode ser analisado por fora ao longo de todo o processo.

Embora a rinoplastia fechada apresente alguns benefícios, ela oferece limitações ao cirurgião plástico, uma vez que o profissional não consegue visualizar com riqueza de detalhes a estrutura nasal. Por essa razão, o método não é indicado em casos de cirurgias com alto grau de complexidade e que necessitem de diversas alterações.

Rinoplastia aberta

Esta cirurgia plástica é realizada a partir de uma incisão na columela, descolando a tampa do nariz e permitindo uma melhor visualização das estruturas nasais. Inicialmente, essa alternativa era realizada apenas em casos mais complexos e, após um período, a tática ficou mais conhecida entre a comunidade médica, sendo considerada uma opção segura, tanto para os quadros difíceis, quanto para os mais simples.

Primeiramente, a vantagem está na melhor visualização do médico, possibilitando que a cirurgia seja feita com o máximo de precisão. Em outras palavras, o especialista terá mais facilidade para identificar com nitidez os pontos que deverão ser corrigidos, fazendo assim, correções milimétricas.

Cicatriz

No geral, a cicatriz ficará mais ou menos aparente dependendo da técnica utilizada pelo cirurgião plástico. Comumente, a mais visível costuma se localizar na base da columela (parte do meio do nariz que separa as duas narinas).

Mas, mesmo sendo visível, no geral os cortes cicatrizam muito bem e com o tempo elas tornam-se bem discretas.

No geral, a ocorrência de queloides no nariz é pouco comum, mesmo para pacientes que os têm em outras áreas do corpo.

Entretanto, nos procedimentos que incluem a correção das asas nasais podem-se observar duas pequenas cicatrizes na região em que as asas encontram a face. No geral, elas são bem discretas e podem ficar imperceptíveis com o passar dos anos.

Contudo, o ideal é que as indicações do pós-cirúrgico, da recuperação e cicatrização sejam apresentadas pelo cirurgião plástico antes da realização do procedimento. Assim, o paciente que irá se submeter à rinoplastia terá as informações sobre todas as fases.

O pós- operatório é doloroso?

Talvez essa seja a parte mais temida pelas pessoas que realizam a rinoplastia: o pós-operatório. Sobretudo, o pós-operatório apresenta como maiores inconvenientes o inchaço, tanto internamente quanto externamente no nariz, e os hematomas na região das pálpebras.

Com relação à dor, cada paciente apresenta uma sensibilidade diferente, mas geralmente este não é um grande problema, pois raramente os pacientes fazem uso de analgésicos.

Comumente, os pacientes estão aptos a retornar as suas atividades habituais cerca de sete a dez dias após a cirurgia, mas claro, mediante as recomendações do cirurgião plástico. Atividades mais intensas podem ser retomadas após um mês de cirurgia

O pós-operatório é um processo lento no que diz respeito à visibilidade do resultado final. Muitos pacientes reclamam do inchaço que só é absorvido completamente com no mínimo de seis meses a um ano.

Orientações para se preparar para a Rinoplastia aberta e fechada

Confie no profissional

Tome um cuidado extra com a escolha do seu cirurgião. Ele vai escutar suas queixas e dizer o que é mais adequado para você. Estamos falando de uma área muito exposta, o rosto, portanto, tenha certeza de que o profissional é de sua confiança.

Tire todas as dúvidas possíveis

Não tenha medo de perguntar. Cirurgias são complexas e dificilmente o paciente sabe o que vai rolar de fato durante a operação. Mas, quanto mais você souber sobre o procedimento, mais confiante e tranquilo você ficará. Alinhe todas as expectativas e se baseie em resultados realistas.

Cuide-se

Preste atenção nos cuidados que envolvem o pré-operatório e siga à risca as prescrições de seu médico. Grande ou pequeno, por motivos estéticos ou funcionais, uma cirurgia requer o máximo possível de cuidados.

Esteja preparada para o pós-operatório

Não se frustre. Como já dito, os resultados não são imediatos. Saiba ter paciência e, assim como no pré-operatório, siga a risca o que o médico solicitar para que sua recuperação seja a mais rápida possível.

Concluindo, o mais importante do que a técnica de acesso utilizada (rinoplastia aberta ou rinoplastia fechada) é ter o conceito de corrigir os defeitos estéticos do nariz sem comprometer a sua função, com resultados estáveis, naturais e duradouros.

O cirurgião que se dedica à cirurgia do nariz deve dominar as técnicas e recomendar a mais adequada a cada caso.

Procure um cirurgião plástico especializado e faça uma avaliação.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides

Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte

CRM:22870



Fonte