Sapiranga: calendário de castrações de animais é divulgado pela prefeitura – Região

0
130

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.




Luna (preta) e Júpiter (caramelo), ambos com sete meses cada, castrados e vacinados

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Sapiranga divulgou o calendário de castrações de cães para o ano de 2020. As inscrições podem ser feitas nas Unidades de Saúde de cada bairro. O projeto de castração de animais é realizado pelo Município, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, e voltado às famílias sapiranguenses sem renda ou com até um salário mínimo.

O Programa Castração Animal prevê até dois cães castrados por família, na faixa etária de seis meses a sete anos de idade. Já as castrações de cães de rua e comunitários, deve ser feita junto aos grupos de protetores de animais do Município (Peludinhos do Vale, Santo Focinho e Via Bicho). Caso algum morador de algum bairro que já tenha sido contemplado desejar castrar seu cachorrinho, deve aguardar novamente o mês que o projeto voltará para o seu bairro.

Cadastro

Para realizar o cadastro, basta ir até a Unidade de Saúde mais próxima. Após preenchido, e tendo a liberação da assistente social, os animais passam por uma triagem onde o médico veterinário avalia o estado de saúde do bichinho e se está apto a realizar a cirurgia.

Com o parecer positivo do médico veterinário, as famílias devem comparecer a uma palestra de educação sobre guarda responsável e orientações sobre a castração (cuidados pré e pós-operatório, agendamento da castração e assinatura do termo de autorização). O comparecimento na palestra é imprescindível para a realização da castração. Moradores que estiverem inscritos e não participarem da palestra não poderão castrar seus cães.

Castração

A castração é uma cirurgia realizada sob anestesia geral. O CCZ de Sapiranga dispõe de todos os equipamentos exigidos conforme normativa do CRMV-RS. O animal que for castrado receberá um microchip e será entregue ao dono um certificado contendo o número do microchip. Após a cirurgia, a fêmea irá para casa usando uma roupa pós-cirúrgica confeccionada em parceria com as ONG’s da cidade. Essa roupa é emprestada à cachorrinha e deve ser devolvida ao CCZ após a retirada dos pontos. Já para o macho a orientação é o uso do Colar Elizabetano.

Calendário de castrações
  • Janeiro – Bairros Vila Irma, Santa Fé e Piquete
  • Fevereiro – Bairro Centro
  • Março – Bairros São Luiz e Floresta
  • Abril – Bairros Amaral Ribeiro e Voo Livre
  • Maio – Bairro Oeste
  • Junho – Bairros São Jacó e São Paulo

 

Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!





Fonte