Secretário da Saúde do Ceará recomenda suspensão de visitas a lares de idosos devido ao coronavírus | Ceará

    0
    101

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A visita a lares e abrigos de idosos no Ceará deve ser suspensa, de acordo com recomendação feita pelo secretário da Saúde do estado, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto. A medida visa diminuir o risco de contágio de pessoas com mais de 60 anos, que integram o principal grupo de risco para Covid-19.

    Em Fortaleza, o Lar Torres de Melo já havia suspendido a entrada de visitantes, exceto familiares, desde quinta-feira (12). Na segunda (16), a unidade passou a restringir também a entrada de parentes dos residentes por tempo indeterminado. A instituição atende 220 idosos.

    “Essas medidas são exatamente para proteger essa população tão vulnerável. O perigo está lá fora. Aqui, eles estão guardados. Isso é para prevenir”, ressalta Lúcia Severo, gerente administrativa do Lar Torres de Melo. Segundo ela, os familiares de idosos podem ligar para a unidade e falar com um profissional da saúde, que informará como está o paciente.

    Familiares passarão por triagem

    Caso queiram entrar em contato direto com os residentes, familiares devem ir até o local, onde passarão por uma entrevista com o setor de saúde, que avaliará a possibilidade de contato com o idoso.

    “Atividades externas também foram canceladas, e deixamos de receber pessoas de fora que vinham realizar atividades aqui dentro. Os funcionários que forem chegando têm que se dirigir primeiro a um banheiro para lavar as mãos, depois trocam de roupa no vestiário e lavam as mãos novamente. Para trabalhar, precisam usar a máscara”, revela a gerente.

    Já a instituição filantrópica Casa de Nazaré, que atende idosas em situação de vulnerabilidade social, determinou o cancelamento de todas as visitas à entidade, também por tempo indeterminado, a fim de garantir “a maior segurança possível às idosas”.

    Em publicações feitas na rede social Instagram, a unidade informa que está “acompanhando atentamente os boletins epidemiológicos no Brasil e continuamente alerta à disseminação local e às potenciais consequências da pandemia. Contamos com a compreensão de todos os amigos e parceiros da Casa e em breve voltaremos com as nossas visitas e atividades normalmente”.

    • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
    • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
    • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
    • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
    • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
    • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
    • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
    • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
    Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

    Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda