Sirtfood, a dieta da Adele, é mais uma moda passageira?

0
153

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A preocupação da sociedade atual pela perda e controle de peso, leva cada vez mais a busca de dietas divulgadas nos meios de comunicação não científicos, que recomendam o uso de planos alimentares com restrição energética, como as famosas “dietas da sopa”, “dieta da Lua”, “dieta do tipo Sanguíneo”, entre outras.

No momento a dieta que promete a silhueta dos sonhos, comendo chocolate e tomando vinho é a Sirtfood, mais precisamente a dieta que fez a cantora Adele perder 45kg.

Criada em 2016 por dois nutricionistas ingleses, ela ganhou fama por incluir vinho tinto e chocolate amargo no dia a dia. O emagrecimento ficaria por conta dos alimentos ricos em polifenóis, substâncias que ativam as enzimas sirtuínas no organismo. As enzimas têm ação antioxidante e anti-inflamatória que previnem o envelhecimento precoce das células.

Alguns alimentos que fazem parte da dieta sirt, ricos em polifenóis, são o chá verde, chocolate amargo com 65% de cacau ou mais, cebola roxa, frutas vermelhas, frutas cítricas, oleaginosas como avelã, castanhas e nozes, rúcula, alcaparras, chicória roxa, aipo, azeite extra virgem, repolho roxo, café, salsa, couve galega, tâmara, cúrcuma, proteínas (salmão e frango) além dos conhecidos sucos detox.

Segundo os autores, é comprovada a perda de 7 kg em sete dias. Eles afirmam que as sirtfoods são um grupo de nutrientes que ativam a queima de gordura, ao mesmo tempo que programam nossas células para saúde e longevidade. Esses alimentos ativadores de sirtuínas acionam as chamadas vias do ‘gene magro’, as mesmas vias ligadas pelo jejum e pelo exercício físico. É um plano alimentar para perda de peso sustentada e saúde definitiva. É uma dieta de inclusão e não de exclusão e os alimentos propostos estão amplamente disponíveis e acessíveis a todos. Esta é uma dieta que incentiva a ingestão de comida saudável.

A dieta Sirtfood é pautada em dois estágios

Estágio 1:

É um programa intensivo de sete dias, projetado para iniciar a perda de peso. A pessoa consome 1.000 calorias nos três primeiros dias. Em cada um deles, ela deve tomar três sucos verdes e ingerir uma refeição rica em alimentos sirt. Do quarto ao sétimo dia, deve aumentar a ingestão calórica para 1.500, com dois sucos verdes e duas refeições diárias.

Estágio 2:

Este serve de manutenção e dura 14 dias. O objetivo é perder peso de forma constante. A pessoa pode comer três refeições balanceadas ricas em alimentos sirt, além de um suco verde. As duas fases podem ser repetidas sempre que desejar para aumentar a perda de gordura.

Parece fácil emagrecer comendo chocolate e tomando vinho, mas não é. Na verdade, as celebridades lançam tendências em todos os sentidos, inclusive nas dietas.

O problema em relação a dieta Sirtfood, é a baixa quantidade de calorias, principalmente nos primeiros três dias (1.000 kcal). A alimentação é baseada em proteínas magras, carboidratos integrais (pouquíssimas quantidades), verduras, legumes, castanhas, nozes, frutas vermelhas. Nada de novidade. Quanto ao comer chocolate, são dois quadradinhos (70% cacau), e não uma barra inteira, e tomar vinho, são 15ml no jantar. Mas claro, se for comparar com outras dietas que viraram moda, esta estimula a ingestão de alimentos saudáveis como oleaginosas, verduras, legumes, proteínas e sucos verdes, o que a torna mais interessante.

Lembrando que reduzir drasticamente as calorias nos deixa cansado, com fome, irritado e, a médio prazo, pode nos levar à perda de massa muscular e a um metabolismo estagnado. Além disso, restrição alimentar está relacionado com transtornos alimentares como anorexia e bulimia.

Porém, o segredo para uma vida saudável está no equilíbrio. E se você está querendo mudar de vida, sim, siga o exemplo da cantora Adele.

  • Procure um profissional responsável para te ajudar nesta nova jornada;
  • Encontre os excessos da sua alimentação e com leveza faça as adaptações;
  • Identifique quais alimentos podem estar prejudicando a sua saúde e procure evitá-los;
  • Inclua regularmente atividade física na sua vida;
  • Ajuste um plano alimentar baseado em quantidades adequadas para você;
  • Faça a sua dieta e não a dos outros, você é único. Seu metabolismo é único;
  • Pense nos sirtfoods como mais uma opção para estimular seu metabolismo de forma contínua.

Simulei um cardápio da dieta Sirtfood para que cada um faça sua reflexão, se será ou não mais uma moda passageira:

Café da Manhã

– 1 xícara de chá verde e mais 10 uvas vermelhas ou 1 ovo mexido ou 1 iogurte natural desnatado com 3 nozes picadas.

Lanche da Manhã

– Suco verde.

Receita:
– 300ml de chá-verde
1 folha de couve manteiga orgânica
– 1 maçã verde pequena
– 1 talo de aipo verde com folhas
– 1 colher de sopa de salsinha
– Suco de 1 limão
– 1 colher de sopa de matcha
– 1 colher de sopa de uva roxa sem caroço
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma sem adoçar ou coar.

Almoço

– Sopa de couve com aveia ou salada de rúcula, tomate e pepino acrescida com 1 colher de sopa de sementes de abóbora mais uma posta de salmão (120g) assada com alcaparras.

Sobremesa:
– 2 quadradinhos de chocolate 70% (comer lentamente, sentir o sabor do chocolate).

Lanche da Tarde

– Suco detox. 

Jantar

– 1 filé de frango grelhado no azeite (120g) mais 5 azeitonas e 15ml de vinho tinto.

Ceia

– 1 xícara de chá em infusão de erva cidreira sem açúcar ou adoçante.

por Adriana Stavro, Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda