Tubarão de 150 kgs é capturado ‘sem querer’ e surpreende grupo em SP | Santos e Região

    0
    117

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Um tubarão pesando mais de 150 kg foi capturado em uma rede em Guarujá, no litoral de São Paulo, neste domingo (17). De acordo com banhistas ouvidos pelo G1 nesta segunda-feira (18), pescadores pegaram o animal em uma rede de pesca e ele já estava quase morto quando chegou à praia.

    O animal, da espécie Mangona (Carcharias taurus), foi pescado próximo ao Morro do Mar Casado. A rede que fisgou o animal era de pescadores que trabalham com ‘rede de espera’, quando eles armam a rede em um dia e, no outro, voltam ao local para puxar e recolher o que ela capturou.

    O G1 apurou que no momento que os pescadores puxaram a rede, foram surpreendidos pelo tubarão que já veio fragilizado, respirando com dificuldade.

    Josiane Ferreira da Silva, de 26 anos, fez os registros do animal. O tubarão foi levado para a casa de um dos pescadores, onde foi feita a divisão da carne. “Eles chegaram aqui no bairro por volta das 20h30. O tubarão já estava bem fraquinho. Aqui eles decidiram fazer a divisão entre eles”, explica.

    Segundo a cabeleireira, foi feita a pesagem do animal e, de acordo com os pescadores, ele pesava 150 kg sem a cabeça.

    Tubarão Mangona foi capturado em rede de pesca em Guarujá (SP) — Foto: Josiane Ferreira da Silva/Arquivo Pessoal

    Tubarão Mangona foi capturado em rede de pesca em Guarujá (SP) — Foto: Josiane Ferreira da Silva/Arquivo Pessoal

    De acordo com especialistas, a espécie Mangona pode chegar a quatro metros de comprimento e pesar até 200kg. Ele é comum na região do litoral de São Paulo por gostar de águas rasas. Apesar da aparência, o animal não é agressivo e não oferece riscos para os banhistas.

    “Esse tubarão pescado pelo pescadores, aparentemente, é uma fêmea. Ele é um peixe extremamente inofensivo para o ser humano. Apesar das mandíbulas expostas, com os dentes enormes, é um animal que se alimenta de pequenos peixes, crustáceos e moluscos. É muito dócil e não oferece perigo nenhum ao ser humano”, explicou o biólogo Eric Comin.

    Ainda segundo ele, o consumo da carne de tubarão não e recomendada. “A alimentação do tubarão acaba contaminando ele com mercúrio e a ingestão da carne do animal pode contaminar o ser humano também. Esse mercúrio pode atuar no sistema nervoso central e causar problemas.”

    Tubarão mangona foi capturado em rede de pesca em Guarujá (SP) — Foto: Josiane Ferreira da Silva/Arquivo PessoalTubarão mangona foi capturado em rede de pesca em Guarujá (SP) — Foto: Josiane Ferreira da Silva/Arquivo Pessoal

    Tubarão mangona foi capturado em rede de pesca em Guarujá (SP) — Foto: Josiane Ferreira da Silva/Arquivo Pessoal



    Fonte